Notícias
ENSINO
MEJC-UFRN participa de workshop nacional sobre genômica
Natal (RN) - No último dia 29 de agosto, a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN), recebeu a coordenação e alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde da Mulher (PPGCASM), além de profissionais da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), da Associação Amigos do Coração da Criança (Amico) e cardiologistas da própria maternidade para acompanhar o workshop “Do DNA ao Diagnóstico: Entendendo Resultados Genômicos”.
O evento, promovido nacionalmente pelo Projeto Genomas SUS, do Ministério da Saúde, foi transmitido simultaneamente para diversos centros âncora do projeto em todo o país. O objetivo foi capacitar profissionais para o diagnóstico das malformações congênitas em amplo espectro, além de impulsionar as pesquisas científicas em cada hospital, aumentando as evidências na área do genoma e aprimorando o diagnóstico clínico.
Durante o encontro, foram discutidos desde conceitos fundamentais da genética até as aplicações clínicas dos testes genômicos, evidenciando o potencial da medicina de precisão no aprimoramento do diagnóstico e tratamento de diversas condições de saúde.
MEJC como centro de pesquisa de relevância nacional
A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde da Mulher (PPGCASM), Janaina Cristiana de Oliveira Crispim Freitas, explicou que existem sete centros âncoras do Projeto Genomas SUS no Brasil e a Fiocruz escolheu a MEJC para ser um deles.
“O projeto na maternidade potiguar consiste na utilização de um painel genético para rastrear as causas de malformações cardíacas em bebês. Até o presente momento, no Brasil e no mundo, não há um teste genético específico para isso. O Rio Grande do Norte apresenta uma alta incidência de malformações congênitas cardíacas em crianças, o que torna essa pesquisa ainda mais crucial", destacou Janaina.
A coordenadora do PPGCASM explicou que, além do estudo cardíaco, está sendo realizada uma pesquisa que investiga o dimorfismo sexual em meninas com síndromes ligadas ao cromossomo X. “A utilização do painel tem o potencial de transformar a MEJC em um futuro centro de referência nacional para o rastreio de malformações congênitas”, finalizou.
Genomas SUS
O Projeto Genomas SUS integra o Programa Nacional de Genômica de Saúde de Precisão (Genomas Brasil). Seu principal objetivo é fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) pela incorporação de tecnologias inovadoras de genômica. O projeto trabalha para construir as bases de uma medicina mais personalizada, que leve em conta a singularidade genética de cada indivíduo, promovendo assim um atendimento mais eficaz e equitativo para todos os brasileiros.
Sobre a Ebserh
A MEJC-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paulina Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh