Notícias
SAÚDE MENTAL
Dinâmica sobre o ato de prevenir e promover a saúde mental é realizada na MEJC
Projeto iniciado no mês de abril, em comemoração ao Abril Verde, movimento que tem o objetivo de estimular a cultura prevencionista, no que tange à saúde e segurança dos trabalhadores, o curso sobre Saúde Mental e Trabalho realizado na Maternidade Escola Januário Cicco da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC - UFRN) se propôs a discutir medidas para elevar o nível de saúde e segurança do trabalhador, em especial a saúde mental.
Idealizado pela enfermeira do trabalho Romanniny Costa, o curso dividido em 07 módulos, abordou temáticas relacionadas ao suicídio, relações interpessoais e na última sexta-feira, 16, foi concluído o módulo sobre a prevenção e promoção em saúde mental, ministrado pela psicóloga organizacional da maternidade, Monique Diógenes.
Segundo Monique, a proposta do curso foi além da transmissão de conhecimento e reflexão do tema diante do cenário profissional proposto na instituição. "Possibilitamos com a realização deste curso uma troca de experiências, de conteúdo sobre saúde mental, mas o grande mote foi tornar os participantes multiplicadores deste conhecimento, permitindo a eles a possibilidade de repensar propostas, ações e atitudes que visem uma melhor prevenção da saúde mental em seu ambiente de trabalho", afirma.
A psicóloga, em sua fala, ainda fez uma correlação entre a realização profissional, o exercício das atividades e a saúde mental do trabalhador. "Para que a realização pessoal e execução do trabalho sejam congruentes, torna-se necessário o conhecimento de condições relacionadas à promoção de bem-estar, de fatores que afetem a saúde psíquica e que podem ocasionar transtornos mentais no trabalhador, e a forma de preveni-los favorece o crescimento da pessoa e da empresa", ressalta.
A Mejc é uma das três instituições do Rio Grande Norte filiadas à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.