Notícias
EBSERH EM AÇÃO
Serviço de Mastologia da MCO-UFBA amplia atendimento em parceria com o Cican
Salvador (BA) – Em mais uma mobilização estratégica de ampliação do acesso à assistência especializada por meio do programa “Ebserh em Ação”, a Maternidade Climério de Oliveira (MCO-UFBA) expandiu os atendimentos do Serviço de Mastologia para pacientes do Centro Estadual de Oncologia (Cican). O objetivo é reduzir a fila para Punção por Agulha Fina (PAAF) e Core Biopsy da unidade de saúde estadual. Inicialmente, 50 mulheres passarão por essa jornada assistencial.
As pacientes da fila de espera do Cican estão sendo inicialmente avaliadas pela equipe de mastologia da MCO-UFBA. Nessa etapa, é verificada a necessidade de realização de exames complementares, como mamografia e/ou ultrassonografia, além da confirmação ou revisão da indicação do procedimento previamente orientado. Após a liberação dos resultados dos exames, as pacientes são encaminhadas de volta ao Cican para dar continuidade à sua jornada oncológica, caso haja essa indicação.
Os atendimentos já começaram e ocorrerão por tempo indeterminado até normalização da fila de espera do Centro Estadual de Oncologia. “A ação reflete os princípios do ‘Ebserh em Ação’ ao promover atendimento humanizado, resolutividade, integração ensino-serviço e extensão universitária em parceria com o Cican e com apoio do Governo do Estado”, disse o chefe do Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Thiago Cardoso.
Ele reforçou que a iniciativa visa agilizar o acesso de mulheres à atenção especializada oncológica, reduzindo o tempo de espera para exames fundamentais no diagnóstico do câncer de mama, possibilitando o início do tratamento precoce.
“Buscamos aproveitar a presença de especialistas disponíveis nos hospitais universitários federais ao mesmo tempo em que oferecemos um campo qualificado de prática profissional e formação especializada em oncologia feminina, fortalecendo a política de saúde, ensino e pesquisa”, afirmou.
Ebserh em Ação
Em 2025, já foram realizadas duas ações dentro da estratégia “Ebserh em Ação” na Maternidade Climério de Oliveira. Em março, a MCO-UFBA ampliou o acesso ao apoio diagnóstico e a consultas especializadas com turnos extras de atendimento aos sábados. Além disso, aumentou a oferta de laqueaduras tubárias. Em julho, estão previstos dois novos mutirões para esse tipo de assistência.
Sobre a Ebserh
A MCO-UFBA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Luna Normand