Notícias
PARCERIA
Mutirão do Dia E mobilizou MCO-UFBA com mais de mil atendimentos pelo SUS
Salvador (BA) – A Maternidade Climério de Oliveira (MCO-UFBA), vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, no sábado (5), o Dia E, mutirão com 610 atendimentos e com a realização de 1.200 procedimentos entre consultas e exames. A iniciativa faz parte do programa Ebserh em Ação e foi um esforço coordenado, com a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos em todos os 45 Hospitais Universitários Federais (HUFs) da Rede Ebserh, em todas as regiões do Brasil.
Na MCO-UFBA foram realizados mais de 1000 tipos de exames de imagem e laboratorial, além de consultas nas especialidades de mastologia, cardiologia, psiquiatria, pré-natal de alto risco e risco habitual, planejamento reprodutivo (laqueadura), fisioterapia pélvica, psicologia e serviço social. “O papel de uma maternidade universitária é justamente preparar os futuros profissionais para serem extremamente competentes. E isso a maternidade faz com bastante competência”, destacou o reitor em exercício da UFBA, Penildon Silva Filho.
A residente em enfermagem obstétrica, Emilly Carla de Araújo Silva, enfatizou a relevância da iniciativa para sua experiência profissional. “Esse foi o primeiro mutirão que participei e isso contribuiu bastante para a minha formação. Foi uma experiência maravilhosa realizar o pré-natal de baixo risco junto com as preceptoras”, ressaltou.
Edivanda dos Santos Pereira foi uma das pacientes atendidas na ocasião e destacou como a ação a beneficiou. “Eu vim aqui em busca de duas consultas e fui muito bem atendida por todos. Esses mutirões são muito importantes para a saúde de todas as pessoas que dependem do SUS”.
Para Manuela Bulhosa Silva, chefe substituta do Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, iniciativas como essa possuem grande importância para ampliar a abrangência dos cuidados de saúde oferecidos à comunidade. “Isso ajuda a ampliar o número de vagas para consultas médicas, exames e atendimentos multiprofissionais. O mutirão representa uma oportunidade de promover a saúde de forma mais inclusiva, prevenindo doenças, promovendo o bem-estar e fortalecendo o cuidado integral às famílias”, destacou.
A mobilização contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde, da Ebserh, da UFBA, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, do Conselho Estadual dos Secretários Municipais da Saúde do Estado da Bahia e do Legislativo. A participação das autoridades reforçou o caráter institucional da iniciativa e o compromisso com a saúde pública.
“Aqui na Bahia, o Dia E é uma grande oportunidade de toda essa parceria fortalecida numa agenda pública para atender as necessidades da população, fortalecendo o SUS e ampliando o acesso especializado, consultas, exames e cirurgias”, afirmou Aline de Oliveira Costa, diretora do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência do Ministério da Saúde.
Parceria
O Dia E é uma ação do Governo Federal, realizada por meio dos Ministérios da Educação e da Saúde e da Ebserh, que também faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação também integra o programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no âmbito do Ministério da Saúde, para reduzir o tempo de espera no SUS.
No total, foram ofertados mais de 7,9 mil exames, 1,3 mil consultas e 1,1 mil cirurgias, somando cerca de 10,3 mil procedimentos assistenciais em todo o país. A ação permitiu a ampliação do atendimento e a redução do tempo de espera na rede pública de saúde. O mutirão também fortaleceu a integração entre ensino e assistência, com a participação de estudantes da área da saúde, que colocaram em prática seus conhecimentos sob a supervisão de professores e profissionais da Rede Ebserh.
O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, reforçou que neste ano, a estatal já promoveu 166 mutirões em todo o país. “Esse esforço conjunto do Governo Federal, por meio dos ministérios da Educação e da Saúde, e da Ebserh, que também faz parte do SUS, nos permite enfrentar o desafio histórico de aceso a atenção especializada no Brasil. Assim, vamos garantir à população brasileira o direito à saúde e, ao mesmo tempo, a melhor formação para os futuros profissionais de setor”, defende.
Sobre a Ebserh
A MCO-UFBA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Geovana Oliveira, Andreia Pires e Paulina Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh