Notícias
NOVEMBRO ROXO
MCO-UFBA realiza mutirão para prematuros e gestantes de alto-risco
Salvador (BA) – No último sábado (08), em mais uma edição do “Ebserh em Ação”, mutirão do Governo Federal para reduzir o tempo de espera na atenção especializada do SUS, a Maternidade Climério de Oliveira da UFBA ofereceu consultas e exames para crianças prematuras com até 6 meses de vida nascidas com até 34 semanas de gestação. Gestantes com risco de parto prematuro e pessoas com história de perdas gestacionais recorrentes e que querem voltar a engravidar também foram assistidas.
Ao todo, foram 102 consultas e 626 exames e procedimentos. Os bebês passaram por avaliação de frênulo lingual, fisioterapia pediátrica, oftalmologia, exame de fundo de olho, pediatria, serviço social, psicologia e terapia ocupacional. Alguns dos exames ofertados pela MCO-UFBA durante o mutirão foram ecocardiograma, eletrocardiograma, laboratoriais, Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico (PEATE) e ultrassons diversos.
Já pessoas com histórico de perdas gestacionais, gestantes com gestações múltiplas, restrição de crescimento fetal, polidrâmnio e oligoâmnio foram atendidas em consultas e puderam realizar exames como eletrocardiograma, laboratoriais e ultrassonografias morfológica, obstétrica e transvaginal.
De acordo com a fisioterapeuta e chefia substituta do Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Manuela Bulhosa Silva, o objetivo desta edição do mutirão foi promover o cuidado integral às crianças prematuras e suas famílias, reforçando a importância da atenção precoce para o desenvolvimento saudável e acompanhamento e prevenção de complicações relacionadas à prematuridade, fortalecendo a rede de atenção e o compromisso com a saúde infantil.
“Agilizar esses atendimentos é fundamental, pois crianças prematuras requerem acompanhamento contínuo e especializado para prevenir e tratar possíveis complicações decorrentes do nascimento precoce. Muitos dos exames e consultas são de caráter prioritário, já que visam detectar precocemente alterações no desenvolvimento, na visão, na audição e em outras funções essenciais”, disse.
Ainda segundo a gestora, a intervenção rápida aumenta as chances de um crescimento saudável, reduz riscos de sequelas e melhora a qualidade de vida da criança e de sua família.
A professora e neonatologista Ana Cecília Travassos atuou no mutirão e disse que a ação foi importante para tirar dúvidas, fazer orientações e encaminhamentos necessários para o adequado monitoramento dos bebês, principalmente nos primeiros meses de vida pós-alta hospitalar, como exames laboratoriais, exames de imagem e atendimento multiprofissional.
“Foi possível ainda realizar ajustes de medicamentos de uso contínuo para esse período da vida e que sem a consulta não teria outra possibilidade. As famílias de bebês prematuros, quando levam esses bebês para casa, ficam bastante inseguras e é um momento de grande ansiedade. Poder colaborar para melhoria das vidas dessas famílias é mais que cuidado médico é propósito de vida”, disse Ana Cecília.
Sobre a Ebserh
Desde 2013, a MCO-UFBA é filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Luna Normand