Notícias
PROCESSOS
MCO-UFBA participa de projeto que visa agilizar os fluxos no pronto-socorro
Salvador (BA) – A Maternidade Climério de Oliveira da UFBA é um dos hospitais integrantes do projeto Lean nas Emergências, parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde, que utiliza princípios e técnicas operacionais para otimizar processos e agilizar os fluxos na urgência e emergência de instituições de saúde. O objetivo é reduzir a superlotação e o tempo de atendimento por meio da capacitação dos profissionais e implementação de ferramentas de gestão e monitoramento. Na próxima quinta-feira (12), uma equipe do hospital embarca para São Paulo para mais uma etapa do projeto.
Participarão dessa etapa a Gerente de Atenção à Saúde, Roberta Vieira, o chefe da Unidade de Centro Obstétrico e Processamento de Material Esterilizado, Leonildo Severino da Silva, e a médica do Núcleo Interno de Regulação (NIR), Lorena Magalhães. O grupo visitará duas unidades de saúde geridas pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Em fevereiro, gestores(as) da maternidade também estiveram em São Paulo para um encontro com todos os hospitais do país que fazem parte do Lean nas Emergências e com os seis hospitais de excelência condutores do projeto: Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Beneficência Portuguesa de São Paulo, HCor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês. Na ocasião, participaram de atividades teóricas e práticas sobre a utilização das ferramentas de gestão que fazem parte da Lean metodologia.
Entre essas ferramentas já implementadas na MCO-UFBA está o “Daily Huddle”, uma reunião curta e diária com representação de todas as áreas assistenciais e de apoio em que é aplicado um check list de pontos cruciais para o bom funcionamento do hospital. Os encontros permitem gerenciar ativamente a qualidade e segurança da assistência prestada, incluindo problemas que poderiam afetar o dia de trabalho e devem ser resolvidos com brevidade para não impactar o funcionamento da unidade.
“Isso favoreceu muito a comunicação entre as equipes e o compromisso das áreas em solucionar rapidamente as questões que impactam diretamente a assistência à população e o bom funcionamento do serviço”, disse Roberta Vieira.
Segundo a gestora, outra ação que já entrou para rotina da unidade é a coleta de indicadores que avaliam a superlotação e o monitoramento do tempo de permanência dos pacientes na emergência até o encaminhamento para o leito de internação. Além disso, ainda no projeto, está sendo construindo o plano de capacidade plena para medidas de contingência nos casos de superlotação.
“É importante o envolvimento de todas as pessoas que trabalham na maternidade, pois apesar de o projeto ter como foco principal a unidade de emergência obstétrica, é necessário o engajamento de todas as pessoas para que cada paciente tenha um atendimento qualificado, seguro, oportuno e resolutivo, melhorando a sua experiência no hospital”, afirmou.
Além da redução de tempo de espera para atendimento, espera-se ao fim do projeto proporcionar um aumento no número de pacientes atendidos(as) e garantir a qualidade e segurança no processo de cuidado.
O projeto
A MCO-UFBA foi selecionada para participar do Lean nas Emergências pela Coordenação Geral de Atenção Hospitalar e Domiciliar (CGHGAD)/Departamento de Atenção Hospitalar e Urgência (DAHU)/Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES), tendo por tutor o Hospital Israelita Albert Einstein. No hospital universitário, o projeto teve início em setembro de 2024, quando consultores do Einstein visitaram a instituição e levantaram diversos dados, como número de pacientes triados pela emergência, tempo porta médico, do atendimento médico e dos exames de imagem e laboratório, para diagnóstico.
Agora, é o momento da análise dos dados. Ao todo, o projeto tem duração de 12 meses e contempla visitas mensais dos consultores do Einstein e atividades de capacitação com profissionais de referência das unidades, dando apoio na implantação de ferramentas de gestão e análise de indicadores com foco no aperfeiçoamento dos processos de trabalho.
Sobre a Ebserh
A MCO-UFBA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Luna Normand