Notícias
GESTÃO
MCO-UFBA inova com terceirização do serviço de transporte inter-hospitalar
Salvador (BA) – Para oferecer ainda mais segurança, agilidade e conforto a pacientes, a Maternidade Climério de Oliveira (MCO-UFBA) implementou um novo modelo de transporte inter-hospitalar. Desde o último dia 3 de julho, por meio da terceirização do serviço, a maternidade passou a contar com ambulâncias modernas, equipadas com tecnologia de ponta e equipes altamente capacitadas para garantir um atendimento humanizado e de excelência.
O objetivo é assegurar que cada paciente receba um cuidado contínuo e seguro durante todo o deslocamento entre unidades de saúde, preservando sua integridade e bem-estar em cada etapa da transferência. A empresa contratada via licitação é a Transmedi, empresa responsável por transporte e assistência médica.
Está previsto o serviço de remoção terrestre de pacientes - adulto, infantil e neonatal, tecidos e órgãos em suporte do tipo A e B. “As solicitações de transporte de pacientes são realizadas por meio do sistema, conforme previsto em contrato. Para solicitações emergenciais, a empresa contratada deverá responder ao chamado em até 1h a partir do momento da solicitação. Nos casos eletivos, o prazo máximo para atendimento será de até 24 horas”, explicou a chefe do Setor de Hotelaria Hospitalar, Adje Silva Santos.
A gestora explicou que anteriormente o serviço de ambulância era administrado pela própria MCO-UFBA, no entanto, foi identificado que haveria maior economicidade se o serviço fosse pago apenas no momento do uso da ambulância e, dessa forma, a instituição optou pela terceirização do serviço.
Sobre a Ebserh
A MCO-UFBA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Luna Normand