Notícias
SAÚDE
MCO-UFBA atende cerca de 250 pessoas em mutirão realizado em novembro
Salvador (BA) – A Maternidade Climério de Oliveira, da Universidade Federal da Bahia (MCO-UFBA), vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou no dia 29 de novembro um mutirão de atendimentos para ampliar o acesso da população a diversas especialidades. A ação integra as iniciativas Ebserh em Ação e Agora Tem Especialistas.
Ao longo do dia, cerca de 250 pacientes foram atendidas. A mobilização envolveu mais de 50 profissionais e resultou na oferta de 100 consultas médicas, 35 consultas de enfermagem, 35 atendimentos multiprofissionais, além da realização de 40 mamografias, 14 eletrocardiogramas e exames laboratoriais para 50 pacientes previamente agendadas.
Foram realizados atendimentos de cardiologia, fisioterapia pélvica, ginecologia, hematologia, mastologia, neuropediatria, nutrição, planejamento reprodutivo (incluindo inserção de DIU), pré-natal de alto e baixo risco, psicologia e serviço social.
Entre as pessoas atendidas estava Regina Celi Santana da Silva, que realizou ultrassonografia de mama e abdômen total. Durante o exame, a equipe identificou uma alteração e providenciou o encaixe imediato em uma consulta com a mastologista.
“Fui bem atendida pela equipe. Saí do mutirão com tudo encaminhado para fazer as punções e a mamografia”, relatou.
Para o chefe do Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Thiago Cardoso, ações como esta reforçam o compromisso da maternidade com a comunidade.
“Em 2025 realizamos mais de sete mutirões e no dia 13 de dezembro teremos o último deste ano. Essas ações são fundamentais para fortalecer o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, ampliar a oferta de consultas e exames, reduzir filas e garantir que cada vez mais pessoas tenham acesso a cuidados essenciais”, destacou.
Sobre a Ebserh
A MCO-UFBA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paulina Oliveira