Notícias
COMEMORAÇÃO
Maternidade Climério de Oliveira completa 115 anos marcados por excelência no ensino e na assistência à saúde
Salvador (BA) - A Maternidade Climério de Oliveira, da Universidade Federal da Bahia (MCO-UFBA), vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), completa 115 anos no próximo dia 30 de outubro. Para celebrar a data, a instituição organizou uma semana especial de eventos, que ressalta sua trajetória de contribuição para a formação de profissionais e assistência à população.
A programação começa na segunda-feira (28), com uma "Trilha do Cuidado" voltada para os(as) servidores(as). O evento, que ocorrerá na sala B da Gerência de Ensino e Pesquisa, terá como foco o autocuidado, com atividades como aferição de pressão e glicemia, consciência corporal, aromaterapia, reiki e massoterapia.
A cerimônia de celebração dos 115 anos da MCO-UFBA será realizada na quinta-feira (30), às 9h, no auditório da instituição. A expectativa é reunir colaboradores(as), discentes, docentes, usuários(as), gestores(as) públicos(as) e parceiros(as) para celebrar a trajetória da instituição.
Já na sexta-feira (31), também às 9h, a homenagem vai ocorrer na Câmara Municipal de Salvador, onde será realizada uma sessão especial no Plenário Cosme de Farias em reconhecimento à importância da MCO-UFBA para a cidade e para o país.
Pioneirismo e legado
A Maternidade Climério de Oliveira carrega o título de mais antiga maternidade de ensino do Brasil. Inaugurada em 30 de outubro de 1910, no bairro de Nazaré, em Salvador-BA, a MCO-UFBA se consolidou como uma referência nas áreas de Obstetrícia, Neonatologia e Saúde Perinatal.
Além de ser um centro de assistência fundamental para a região, a instituição é um pilar na formação de profissionais da saúde. Atualmente, a maternidade conta com uma força de trabalho de 770 empregados públicos da Ebserh e 132 servidores públicos da Universidade Federal da Bahia, além de profissionais terceirizados(as), que dão continuidade a mais de um século de dedicação à vida.
A superintendente da MCO-UFBA, Sinaide Coelho, reforçou a capacidade da instituição em evoluir junto com as demandas da sociedade. “A maternidade tem uma série de ações e serviços extremamente importantes, que acompanham o avanço da ciência e da tecnologia. A instituição é voltada não apenas para o desenvolvimento de unidades e profissionais, mas também para garantir acesso, cuidado individualizado e qualificado, tudo aquilo que traz os princípios do SUS", destacou.
A gestora destacou alguns projetos desenvolvidos na Maternidade, como o Manjedoura, que atende gestantes em situação de vulnerabilidade; o Apoiar, que oferece suporte para mulheres em situação de violência sexual; o Atenas, que proporciona cuidado domiciliar em situações de abortamento, em que não é necessário o processo de hospitalização; e o Transgesta, que promove o cuidado assistencial voltado para pessoas trans gestantes, sendo a primeira instituição a desenvolver uma caderneta de pré-natal especificamente para essa população.
Sobre a Ebserh
A MCO-UFBA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social