Notícias
OUTUBRO ROSA
Hospital da Rede Ebserh na Bahia realiza mutirão com mais de 1.700 atendimentos para mulheres
Salvador (BA) – No último sábado (11) a Maternidade Climério de Oliveira (MCO-UFBA), vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizou um mutirão de atendimento integral à saúde da mulher. Com 1.741 atendimentos, as pacientes tiveram acesso a consultas médicas e multiprofissionais, exames laboratoriais e de imagem, além de cirurgias de laqueadura. O evento foi alusivo ao Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, e faz parte da iniciativa “Ebserh em Ação”, em parceria com o programa “Agora Tem Especialistas” do Ministério da Saúde.
Esta é a sétima vez que a MCO-UFBA realiza o mutirão em 2025, e esse mês os atendimentos foram focados nas especialidades de mastologia e ginecologia, além dos exames de mamografia e ultrassonografia mamária. Também foram ofertadas consultas para clínica médica e cardiologia, exames laboratoriais, eletrocardiograma, entre outros. Em um só dia foram realizadas 349 consultas médicas e com equipe multiprofissional, 40 mamografias, 200 ultrassonografias, 898 exames laboratoriais clínicos, 19 eletrocardiogramas, 92 exames citopatológicos cérvico-vaginais, 137 preventivos e seis cirurgias de laqueadura.
“A maternidade identificou as maiores necessidades da população e, a partir disso, foi feito o planejamento focado nesses atendimentos. Espera-se que, com essa facilidade do acesso, haja maior possibilidade do diagnóstico precoce”, afirmou Thiago Cardoso, chefe do Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico da MCO-UFBA. Ele comentou que, no caso de alterações nos exames, no mesmo dia houve o atendimento na mastologia. “É uma linha de cuidado muito bem desenhada, em que a gente busca oferecer o atendimento de forma integral”.
A paciente Renata Freitas disse que estava há oito meses esperando um exame preventivo ginecológico, e no mutirão conseguiu atendimento rápido. “Foi muito fácil, assim que eu cheguei as meninas me atenderam super bem, fui bem acolhida por toda a equipe. É muito importante fazer os exames para prevenção, para a gente se cuidar”.
Acesso à saúde salva vidas
A campanha do Outubro Rosa vem sendo divulgada em todo o Brasil há vários anos e o acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde é fundamental para prevenir o câncer de mama. Giselle Amorim, mastologista da MCO-UFBA, relata que o trabalho da profissional de saúde durante o mutirão foi gratificante para possibilitar o atendimento especializado.
“Sabemos que é difícil para pacientes do SUS terem consultas com especialidades como a mastologia, e ter acesso a exames como mamografia e ultrassom. Isso é importante porque o câncer de mama é um dos que mais mata as mulheres, e hoje em dia percebemos uma incidência em mulheres cada vez mais jovens, então é importante a orientação para que elas tenham acesso cada vez mais precoce e que possam se cuidar, pois a descoberta de um câncer precoce possibilita iniciar o tratamento o quanto antes e pode salvar vidas”, destaca a médica.
A partir de 2025, a nova diretriz do Ministério da Saúde permite o acesso à mamografia para mulheres a partir dos 40 anos de idade. Até então, o rastreamento era indicado a partir dos 50 anos. A atualização foi definida porque, segundo o Ministério da Saúde, a faixa etária dos 40 aos 49 anos concentra aproximadamente 23% dos casos de câncer de mama no Brasil. Além disso, houve ampliação da idade máxima para o exame: se antes era recomendado até os 69 anos, agora se estende até os 74 anos. Na Rede Ebserh, 24 hospitais ofertam mamografia. Somente no ano de 2024 foram realizados mais de 54.000 exames.
Ainda estão previstos mais três mutirões para a Maternidade Climério de Oliveira esse ano, dois no mês de novembro e o “Dia E” em 13 de dezembro. O “Dia E – Ebserh em Ação” contribui para a redução das filas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) em consultas, exames e cirurgias nas diversas especialidades da saúde, e conta com a participação de profissionais e residentes da área médica e multiprofissional, como é o caso de Ramona Feliciano de Barros, residente de enfermagem obstétrica, que pela primeira vez participou de um evento como esse. “Estar aqui no mutirão, atendendo mulheres, no meio do Outubro Rosa, que é um mês de conscientização do rastreio do câncer de mama é muito importante. Como profissional, poder atuar na área de saúde da mulher, ter essa experiência de poder atender, orientar, fazer rastreamento, ter esse cuidado com as mulheres me deixa muito feliz”, destacou.
Sobre a Ebserh
A MCO-UFBA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paola Caracciolo, com informações de Andréia Pires e Marília Rego e colaboração de Luciana Sacramento
Coordenadoria de Comunicação Social