Notícias
PREMIAÇÃO
Equidade de gênero na Maternidade Climério de Oliveira é reconhecida pelo Governo da Bahia
Salvador (BA) – A Maternidade Climério de Oliveira (MCO-UFBA) é a primeira maternidade pública da Bahia a receber o prêmio Selo Lilás, concedido a empresas e instituições baianas que adotam políticas de igualdade de gênero e atuam na defesa das mulheres. As boas práticas do hospital da Rede Ebserh contra a discriminação, o assédio e a violência sexual foram reconhecidas pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres.
Atualmente, mais de 70% da força de trabalho na MCO-UFBA é feminina. A instituição adota práticas de combate ao assédio moral e sexual, de igualdade salarial, incentiva a presença feminina em cargos de liderança, promove a licença-maternidade e outras iniciativas que visam o bem-estar dessas mulheres. Um exemplo é o espaço destinado para que as trabalhadoras que são mães possam realizar a ordenha do leite materno e amamentar os seus filhos.
“É um espaço não só acolhedor, mas de respeito a essas mulheres. É a garantia do direito delas no exercício da maternidade e também daqueles direitos fundamentais para que a mulher se sinta valorizada, reconhecida e que a gente possa cada vez mais promover a igualdade de gênero dentro da instituição”, disse a superintendente da MCO-UFBA, Sinaide Coelho.
Ainda segundo a gestora, a certificação demonstra que a maternidade está no caminho certo na valorização do papel transformador das mulheres na sociedade e em cenários da saúde. “É muito importante você promover o empoderamento à mulher de ser quem ela quer e, acima de tudo, de demonstrar o que ela é, e que seja dada a oportunidade para que ela mostre sua força, o seu valor e a sua competência como profissional, como pessoa, como ser humano”, afirmou.
Reflexo na assistência
Para a superintendente da MCO-UFBA, todas essas ações de igualdade de gênero e promoção de um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo para as mulheres reflete diretamente na assistência prestada. “Nós não podemos falar de cuidar de mulheres se nós não olharmos primeiro para quem cuida. E nós temos 72% de mulheres atuando na maternidade e que precisam ser cuidadas, valorizadas e reconhecidas. Essas mulheres exercem um papel fundamental de transformar e de ser um instrumento transformador de realidades, de reflexão sobre a vida e de mudança de comportamento, hábitos e ações”, afirmou Sinaide Coelho.
As instituições que conquistarem o Selo Lilás poderão utilizá-lo em suas comunicações e materiais, agregando valor à sua imagem e demonstrando seu compromisso com a igualdade de gênero.
Sobre a Ebserh
A MCO-UFBA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Luna Normand