Notícias
DISCUSSÃO
Simpósio promove reflexão sobre direitos humanos e cuidado qualificado em saúde mental
Salvador (BA) – Com o tema “Saúde Mental e Direitos Humanos”, o Hospital Universitário Professor Edgar Santos (Hupes-UFBA) reuniu cerca de 140 pessoas durante o “III Simpósio Multiprofissional da Unidade de Saúde Mental”, que aconteceu no último dia 19 no anfiteatro da instituição. O objetivo era ampliar o debate público, qualificar a atenção e fortalecer a rede de proteção às pessoas com transtornos mentais.
Na programação, entre os subtemas discutidos, estavam Direitos Humanos, Saúde Mental e o papel da família e da Rede de Atenção Psicossocial; Direitos Humanos, Saúde Mental e Gênero; e Direitos Humanos, Saúde Mental e experiências de desinstitucionalização.
“As palestras foram conduzidas por profissionais que atuam na Unidade de Saúde Mental do Hupes-UFBA, na Rede de Atenção Psicossocial, docentes, pesquisadores(as) e familiar de um dos usuários do nosso serviço. Destaco, ainda, a participação do médico, pesquisador, professor e sanitarista Emerson Elias Merhy, que participou da fundação do Movimento pela Reforma Sanitária”, explicou a chefe da Unidade de Saúde Mental, Monique Santana.
Merhy conduziu a videoconferência “Saúde Mental e Direitos Humanos” que abriu o evento, trazendo contribuições e inquietações sobre novas perspectivas sobre o cuidado em saúde mental.
Ainda segundo a gestora, a escolha do tema do simpósio “é reflexo do desejo constante da equipe em ofertar um cuidado mais qualificado aos nossos usuários e o compromisso em colaborar com a formação, ensino e pesquisas na área de saúde mental”, disse. Monique afirma ainda que as discussões trouxeram contribuições e reflexões importantes “dada a diversidade das experiências apresentadas e participação de um público de ouvintes diversificado”.
A Unidade de Saúde Mental comtempla os serviços de psiquiatria, serviço social, psicologia, enfermagem especializada, além de outros(as) profissionais e colaboradores(as) de diversas categorias. “Trata-se de uma unidade plural e especializada, que requer um movimento constante em busca da integração e da intercessão entre os núcleos e os campos de saberes de cada profissional, bem como fortalecimento do nosso objetivo comum que é o cuidado singular, humanizado e qualificado”, afirmou.
Sobre a Ebserh
O Hupes-UFBA faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Luna Normand