Notícias
INFRAESTRUTURA
Nova recepção do Ambulatório Magalhães Neto é entregue à população
Salvador (BA) - O Ambulatório Magalhães Neto, do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes-UFBA), está de cara nova. Sua recepção passou por um processo de reforma e adequação completas, visando oferecer maior conforto, segurança e humanização para a população de Salvador, Região Metropolitana e diversas cidades do interior da Bahia, que contam com o atendimento 100% SUS oferecido pela unidade. A entrega da obra ocorreu em cerimônia realizada na última terça-feira (09) pela manhã, na própria recepção do ambulatório.
Dentre as melhorias feitas no local estão: a substituição de todo o piso, a construção de um novo balcão de granito, a inserção de uma esquadria de alumínio com vidro temperado e a edificação de uma marquise que funciona como uma cobertura para a área externa. Também foram instalados novos painéis eletrônicos. A ideia é que as pessoas possam visualizar melhor todas as informações referentes aos atendimentos que estão sendo efetuados no dia.
Segundo a chefe de Unidade Ambulatorial (UAMB), Rosângela Lima Anias, a reforma e adequação da recepção do ambulatório ocorreu após uma avaliação estrutural de fluxo, que detectou a necessidade de uma obra, inclusive para atender à legislação vigente sobre a área. Para ela, os benefícios obtidos são muitos. “Melhoria na ambiência, no fluxo de acesso, tornando o ambiente inclusivo e seguro, trazendo conforto, beleza e bem-estar para os usuários”, contou.
José de Oliveira, que acompanha a esposa em seu tratamento contra o lúpus no Hupes-UFBA, confirmou o impacto positivo da reforma. “A estrutura que está sendo entregue aqui agora, a gente sente que é para poder atender bem melhor a gente. Eu tenho certeza que as filas, que às vezes se prolongam, vão diminuir. Então, eu parabenizo a todo o pessoal do hospital por esse conforto que estão dando aqui”.
Usuária da unidade de saúde há 30 anos, Maria Lucia Moura dos Santos também aprovou a nova recepção. “Aqui é a minha segunda casa. Estava precisando mesmo de uma reforminha e vocês reformaram mesmo. Aqui ficou bom agora, ficou espaçoso. Tá maravilhoso”.
Para minimizar o desconforto para usuários(as) do Hupes-UFBA, a obra foi executada em duas etapas, a primeira durante o mês de junho deste ano e a segunda em dezembro. A contratação, gestão e fiscalização da reforma e adequação do ambulatório ficaram por conta do Setor de Infraestrutura Física (SIF) da unidade. Foi investido um total de R$ 403.620,91 no projeto, valor financiado por meio de recursos de custeio.
Mais melhorias
A reforma e adequação da recepção é apenas o primeiro passo de uma obra maior, que atingirá todo o Ambulatório Magalhães Neto. De acordo com o engenheiro eletricista do Hupes-UFBA, Bruno Filardis, está em andamento uma licitação para a reestruturação elétrica do prédio, que permitirá a instalação de climatização suficiente para todo o ambulatório, etapa que será iniciada logo após a intervenção elétrica.
Durante a cerimônia de entrega da obra, o superintendente do Hupes-UFBA, José Valber Lima Meneses, destacou a complexidade da realização de obras como essa na instituição. “O Hupes é um hospital muito grande e as melhorias precisam ser feitas aos poucos e com planejamento. Nossa expectativa é de que a unidade se torne referência na região”, ressaltou.
Sobre a Ebserh
O Hupes-UFBA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Ana Ulhôa
Revisão: Luna Normand