Notícias
ESFORÇO
Hupes-UFBA realiza mutirão de colonoscopia e endoscopia
Salvador (BA) – No último domingo (7), o Hospital Universitário Professor Edgar Santos (Hupes-UFBA) realizou mutirão de procedimentos de colonoscopia e endoscopia, fundamentais para o diagnóstico precoce e acompanhamento de doenças gastrointestinais. A iniciativa integra as ações do Dia E – Ebserh em Ação, que acontecerá no próximo sábado (13) nos hospitais universitários de todo o Brasil.
Ao todo, foram realizados 19 procedimentos, entre colonoscopia e endoscopia. As pessoas atendidas já estavam na fila de espera pelos exames. De acordo com a chefe da Unidade de Hospital-dia do Hupes-UFBA, Michelle Daiane Rocha, o mutirão contribui para a redução da fila de espera e amplia a capacidade de atendimento do serviço. "São exames essenciais tanto para o diagnóstico precoce quanto para o acompanhamento de doenças gastrointestinais. Entre as condições mais comuns que podem ser identificadas estão gastrite, úlceras, pólipos e, de forma muito relevante, o câncer colorretal”, afirmou.
Michelle ainda ressalta a importância de detectar essas alterações em estágios iniciais. “Isso permite intervenções mais eficazes, aumentando consideravelmente as chances de cura e reduzindo a necessidade de tratamentos mais complexos", disse.
Todos os procedimentos foram realizados com sucesso e os(as) pacientes receberam alta no mesmo dia. Para a ação, uma equipe multiprofissional foi mobilizada, sendo dois médicos endoscopistas, um médico coloproctologista, dois anestesiologistas, duas enfermeiras e oito técnicos de enfermagem.
O Dia E
O Dia E é uma ação do Governo Federal, realizada por meio dos ministérios da Educação e da Saúde com a Ebserh e integra o programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no âmbito do Ministério da Saúde, para reduzir o tempo de espera na atenção especializada do SUS.
Sobre a Ebserh
O Hupes-UFBA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.