Notícias
DOAÇÃO DE SANGUE
Hemohupes promove campanha de incentivo à doação de sangue durante as festas de fim de ano
Salvador (BA) - Durante as festas de fim de ano, a Comissão de Captação de Doadores de Sangue do Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia (Hemohupes), promoveu uma campanha especial de incentivo à doação de sangue, em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba). A ação uniu informação, acolhimento e música para sensibilizar a população sobre a importância desse gesto, justamente em um dos períodos mais críticos para os estoques de sangue.
A iniciativa contou com a presença do saxofonista Ricardo CEM, que levou ao ambiente hospitalar um clima de relaxamento e conexão. "A intenção era lembrar que doar sangue é, acima de tudo, um ato de amor ao próximo", disse a secretária da Comissão de Doadores (Hemohupes), Elaine Sampaio. Enquanto a música acontecia, equipes realizaram panfletagem e conversaram com os presentes sobre a importância da doação.
De acordo com Elaine Sampaio, o final do ano é um período delicado, pois é quando ocorre uma grande queda nas doações de sangue. “Natal, Réveillon, Carnaval e até o mês de junho são períodos críticos. As pessoas querem viajar, descansar, se divertir, mas os pacientes continuam precisando de sangue, plaquetas e transfusões”, ressalta Elaine.
A campanha buscou fazer o alerta de que antes de aproveitar as férias e os feriados, é possível salvar vidas com um gesto simples. “A ideia é incentivar as pessoas a doarem sangue antes de viajar”, afirma.
Além do foco na doação, a ação também teve um caráter comemorativo. No dia 15 de dezembro, quando se celebra o Dia do Ebserhiano, a campanha prestou uma homenagem a profissionais da Ebserh e às pessoas doadoras de sangue. O resultado foi um momento de celebração coletiva, com pessoas cantando, dançando e compartilhando alegria.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Claudia Holanda
Coordenadoria de Comunicação Social/ Ebserh