Notícias
CAMPANHA
Urologistas atendem 165 homens em mutirão de combate ao câncer de pênis no HUPAA
Urologistas que participaram do mutirão de combate ao câncer de pênis, realizado no último sábado (28) no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), atenderam 165 homens e encaminharam 25 para cirurgia de postectomia (fimose). O saldo dessa primeira experiência entre as atividades do Novembro Azul foi considerado positivo e tem potencial para se consolidar como campanha anual, segundo avaliação dos participantes.
De acordo com o coordenador do mutirão, urologista Humberto Montoro, a oferta da consulta ambulatorial atraiu o público-alvo esperado, de pessoas que têm dificuldade de acesso ao especialista pela rede pública, e nas faixas etárias mais avançadas. Além do exame clínico e diagnóstico de lesões, o usuário que foi ao mutirão deixou o hospital com a prescrição de exames pré-operatórios para cirurgia de fimose. A fimose é considerada um fator importante no aparecimento deste tipo de câncer porque inviabiliza a exposição completa da glande (cabeça do pênis).
O câncer de pênis tem, segundo Montoro, relação direta com fatores socioeconômicos, como a falta de informação e hábitos errados de higiene. O médico explica que os bons hábitos de higiene reduzem substancialmente as chances de desenvolvimento do câncer. “Água e sabão são armas eficientes contra o câncer de pênis. o homem precisa remover diariamente o esmegma, a sujeira branca que se forma em torno da glande e que é irritativa” observa o urologista. O avanço na prevenção e tratamento do HPV, cuja incidência é em torno de 50% dos homens, também deve resultar em redução na incidência do câncer.
Segundo a SBU, o câncer de pênis tem relação direta com a irritação crônica do órgão por má higiene, fimose e doenças sexualmente transmissíveis, como o HPV. O homem com câncer de pênis apresenta inicialmente lesões que acometem a glande (80% dos casos), o prepúcio (15%) ou sulco coronal (5%).
“Em outros anos nossa participação no movimento Novembro Azul visava conscientizar os homens a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Mas este ano, em função da incidência de casos, que vem aumentando, direcionamos a ação para o câncer de pênis”, informa Montoro.