Notícias
SEGURANÇA DO PACIENTE
HU alerta para remédios com embalagens semelhantes
A segurança do paciente, como um dos seis atributos na qualidade do cuidado, visa reduzir os riscos na assistência em saúde. Dentre as ações voltadas para essa meta, o Hospital da Universidade Federal de Alagoas (HU – Ufal), gerenciado pela rede Ebserh, elabora estratégias com o objetivo de alertar os trabalhadores da instituição sobre os medicamentos com embalagens semelhantes, no intuito de reduzir o risco de erro no momento da sua dispensação.
Periodicamente, a equipe do setor de Farmácia Hospitalar elabora o Farmácia Informa, divulgando e sensibilizando os profissionais do HU sobre a necessidade de redobrar a atenção para as caixas de remédio que possuem cores, tamanhos e outras características que tornam parecidas as embalagens dos fármacos. As semelhanças podem fazer com que o trabalhador, na rotina do dia a dia, faça confusão entre um e outro medicamento. Além do Farmácia Informa, como precaução, o setor também armazena esses medicamentos separadamente para facilitar o manuseio das substâncias.
De acordo com a chefe do setor de Farmácia, Anna CláudiaTomaz, “as medidas são pensadas para reduzir o risco de erro”, assegurando o cuidado com o paciente. Como modo de segurança, Anna Cláudia Tomaz orienta os profissionais a realizar conferência minuciosa dos medicamentos nas diferentes etapas do processo da cadeia medicamentosa; observar atentamente as informações dos rótulos dos medicamentos; manter os medicamentos em sua embalagem até o momento da administração ou devolução para a farmácia em caso de não utilização; armazenar e/ou dispensar separadamente esses medicamentos para evitar trocas e Informar ao setor de Farmácia Hospitalar a identificação de novos medicamentos com embalagem semelhante para que seja realizada a divulgação.
O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde janeiro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde, atuando de forma complementar ao SUS.