Notícias
CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM HUMANIZAÇÃO NO CUIDADO À SAÚDE OBSTÉTRICA - CUIDADO HUMANIZADO
O HUPAA realizou curso para seus colaboradores e demais empregados da EBSERH, na modalidade EAD. O curso é o primeiro disponibilizado pelo HUPAA no ambiente virtual de aprendizagem da rede EBSERH, a plataforma 3EC. O curso foi uma parceria do Grupo de Trabalho de Humanização Materno-Infantil, DivGP e a unidade de Telessaúde, vinculada a GEP.
O Ministério da Saúde (MS) vem estimulando as maternidades durante os estágios de pré-natal, pré-parto, parto e pós-parto a adotarem novas condutas que ofereçam melhor atendimento assistencial às mulheres. Nessa perspectiva, o HUPAA realizou curso para seus colaboradores e demais empregados da EBSERH. O curso teve o objetivo de imbuir aos profissionais da assistência materno-infantil a capacidade de exercer o atendimento humanizado às usuárias da maternidade do Hospital. O Grupo de Trabalho de Humanização Materno-Infantil do HUPAA elaborou e organizou a capacitação, ministrada por diversos profissionais atuantes na área da saúde no estado de Alagoas, qualificados para abordagem dos temas.
Para inserção do curso na plataforma 3EC, o Grupo de Trabalho de Humanização Materno-Infantil do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes contou com o apoio da Gerência de Ensino (GEP) através da Unidade de E-saúde do HUPAA. Guilmer Brito chefe da unidade afirma que “o modelo adotado para o curso, modalidade EAD via plataforma 3EC, qualifica nossa instituição a ofertar outros cursos na rede EBSERH, com melhor aproveitamento do tempo dos colaboradores, otimização de recursos utilizados nas formações, além de potencializar o impacto sobre o atendimento à saúde das pessoas. A unidade de E-saúde, através desta experiência, buscará fomentar outras iniciativas de formação utilizando a plataforma da EBSERH”
“O curso foi uma iniciativa da Comissão de Humanização do HUPAA, que a partir da necessidade de trabalhar questões acerca da violência obstétrica com os profissionais atuantes na maternidade, criou o GT especialmente para desenvolver ações nesse sentido. Para isso, foi realizada uma pesquisa com os profissionais, evidenciando os temas os quais gostariam que fossem contemplados pelo curso. Assim, se pode afirmar que a realização do curso contribuirá efetivamente para o atendimento assistencial humanizado no âmbito da maternidade do HUPAA” (Maria Isabel Fernandes Calheiros – Membro do GT).
O conteúdo programático foi organizado em dez módulos. O curso teve início em setembro de 2021 e encerrou-se em fevereiro 2022, com carga horária total de 48h e contou com a participação de 194 profissionais inscritos, incluindo profissionais e residentes da assistência materno-infantil do HUPAA.
Segundo a Fisioterapeuta Andresa Moreira, conteudista do curso, “foi de extrema relevância abordar a temática proposta para os instrutores, visto que esclarecer sobre a humanização e como pô-la em prática na assistência obstétrica, sensibiliza os profissionais a repensarem suas atitudes, muitas vezes ainda pautadas no modelo medicalizado, e assim, provocarem mudanças nos processos de trabalho e nas relações com os usuários, gerando saúde, autonomia no cuidado e qualidade do atendimento às gestantes, puérperas e seus recém-nascidos”.
Elizabete Dantas de Souza, participante do curso e técnica em enfermagem, disse que o curso foi de suma importância, pois proporcionou a disseminação do conhecimento, bem como, trouxe reflexões relevantes acerca da atenção integral, humanizada e de qualidade à assistência à gestante, desde o pré-natal, parto e pós parto. Visando atender às necessidades de saúde do indivíduo e do coletivo como um todo, fortalecer a humanização, buscando evitar as mais diversas violências obstétricas intrínsecas nesse processo. Além de explanar a importância dessa temática, a bibliografia disponibilizada, também mostra a relevância de mais publicações de artigos, projetos sobre o assunto, como também, instiga o acompanhamento e aprimoramento da prática.
Os conhecimentos adquiridos na capacitação poderão ser refletidos em melhores resultados no atendimento ao/a usuário/a, provendo contato humanizado entre profissionais de saúde e a comunidade assistida pelo HUPAA.