Notícias
HUMANIZAÇÃO
Hospital Universitário Onofre Lopes inaugura Sala de Amamentação para colaboradoras
Natal (RN) – Com o objetivo de proporcionar um lugar confortável e adequado para a amamentação e para a ordenha do leite durante o expediente, o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), inaugurou, na sexta-feira (23), a Sala de Amamentação, localizada no quinto subsolo (próximo ao refeitório). O espaço é destinado às trabalhadoras lactantes, garantindo e reforçando a importância do aleitamento materno.
A sala está equipada com poltronas, mesas, cadeiras, pia e um frigobar para armazenar o leite ordenhado até o final do turno ou até que um familiar retire o conteúdo. Para ter acesso ao local, a colaboradora solicita a chave na portaria do quinto subsolo e a devolve após o uso.
De acordo com a superintendente do Huol, Eliane Pereira, o espaço atende a necessidade de muitas mães que contavam com uma sala provisória e agora recebem um local definitivo. “É um prazer oferecer um local com essa vista maravilhosa para o mar. Aqui, as mamães vão ter um momento para relaxar e realizar a lactação. Esperamos que esse ambiente seja útil para o fortalecimento da mulher como mãe e trabalhadora”, enfatizou.
O gerente administrativo, Rodrigo Briozzo, destacou o esforço coletivo que tornou a obra realidade. “A construção contou com o empenho de várias áreas como a Infraestrutura, Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar (DLIH), Unidade de Suporte Operacional (USOP), Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP), comissão de qualidade de vida, comissão de humanização, sindicatos e outros. Estamos aqui para atender às demandas dos trabalhadores e agradecemos a todos que tornaram este sonho possível.”
A coordenadora da comissão de qualidade de vida no trabalho do Huol, Danielle Rodrigues, destacou que o espaço nasce como garantia de direito da colaboradora e como símbolo de respeito. “Amamentar não é um detalhe, é parte da dignidade e da saúde da trabalhadora e do bebê. Quando a instituição protege esse momento, reduz estresse, fortalece vínculos e cria condições para que a mulher possa crescer profissionalmente sem renunciar à maternidade”, finalizou.
Sobre a Ebserh
O Huol-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paulina Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh