Notícias
EPI
Curso capacita profissionais de saúde para uso de EPIs no manejo da Covid-19
O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) lançou no início desta semana o curso "COVID-19: uso seguro de EPI", através do ambiente virtual de aprendizagem do SUS (AVASUS). O curso foi produzido em parceria com o Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica (SGPIT) e Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP) do Hospital Universitário Onofre Lopes, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte e à Rede Hospitalar Ebserh (Huol-UFRN/Ebserh). O módulo teve entre seus conteudistas e revisores técnicos, 4 enfermeiros do Huol. Até o momento já conta com mais 3 mil inscritos em poucos dias. Inscreva-se AQUI.
O módulo de extensão conta com carga horária de 20 horas. É um curso autoinstrucional, ou seja, completamente mediado por tecnologia. De acordo com a equipe pedagógica responsável pelo curso, a ação tem como objetivo promover atualização para os profissionais de saúde acerca dos conceitos essenciais nessa área de conhecimento, em face da pandemia pela Covid-19 e da necessidade de utilização segura dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
As aulas têm foco na paramentação e desparamentação, e também na prevenção de lesão por pressão associada ao uso da máscara N95 ou equivalente e do protetor facial pelo profissional de saúde. O curso faz ainda a contextualização da pandemia da Covid-19 e seu impacto na saúde educacional, trata sobre a transmissão e as medidas de prevenção, e também apresenta possibilidades de prevenção de lesões para profissionais que utilizam EPI. No total, as atividades estão divididas em três unidades de aprendizagem.
Além do LAIS e Huol, participaram da organização do material o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Rio Grande do Norte (SAMU), o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Dermatologia e Estomaterapia (NEPeDE), o Ministério da Saúde, a Secretaria de Educação a Distância da UFRN (SEDIS), além Conselho Regional de Enfermagem do RN (COREN).
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais, impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas por atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, por apoiar a formação de novos profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a sua natureza educacional, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.