Notícias
HUMANIZAÇÃO
Visita ao Planetário proporciona experiência imersiva a idosos do Ambulatório de Geriatria do HULW
João Pessoa (PB) – Proporcionar uma experiência imersiva. Esse foi o principal objetivo do II Encontro da Melhor Idade, realizado pelo Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB), vinculado à Ebserh. Idosos do Serviço de Terapia Ocupacional do Ambulatório de Geriatria visitaram, nesta quinta-feira, dia 11, o Planetário do Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa.
A tarde, cheia de descontração e leveza, foi iniciativa da equipe. Para o aposentado Eudes de Oliveira Queiroz, que recebe assistência no HULW há cerca de 14 anos, o momento representou uma mudança de rotina e proporcionou ainda mais integração entre os pacientes.
“O passeio valeu a pena. Já fizemos alguns e esse foi muito bom. Na Geriatria fiz várias amizades. Graças a Deus, estou bem e muito satisfeito com o atendimento no HULW”, disse o paciente, que foi encaminhado para a terapia ocupacional pela médica geriatra após uma depressão ocasionada pelo quadro de saúde que enfrentava.
Segundo a terapeuta ocupacional (TO) Ingrid Rayanne, o destino foi escolhido com a finalidade de promover o desenvolvimento e o fortalecimento das habilidades sociais dos pacientes acompanhados pelo serviço, proporcionando-lhes uma experiência imersiva e ampliando sua participação em atividades socioculturais. “O objetivo é promover participação social e estímulo à memória por meio dessa experiência. No total, tivemos cerca de 30 participantes, entre pacientes e acompanhantes”, explicou.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Jacqueline Santos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh