Notícias
BOA AÇÃO
Serviço de Fisioterapia Infantil recebe brinquedos arrecadados durante campanha
O pequeno Airton Sena, de quatro meses, começou cedo a luta por uma melhor qualidade de vida. A criança nasceu no Hospital Universitário Lauro Wanderley e, após o terceiro mês de vida, foi encaminhado para o Serviço de Fisioterapia Infantil (SFI), um anexo do HULW que funciona no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba. Ele é uma das mais de 70 crianças que vão ser beneficiadas com os brinquedos arrecadados durante campanha idealizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização do hospital.
A entrega dos itens aconteceu na manhã desta segunda-feira (17), e foi recheada de muita emoção. Profissionais do SFI realizaram uma recepção especial para as integrantes do Grupo de Humanização. Os brinquedos foram arrecadados até o dia 12 de dezembro e, após essa data, foram selecionados com vistas a atender às necessidades do Serviço. Todo o material será destinado ao atendimento multiprofissional de crianças e adolescentes (com idade inferior a 18 anos) que passam diariamente pelo local.
Ao todo, foram doados mais de 60 brinquedos como jogos de memória, meios de transporte, mobiliário de casa, frutinhas e animais (confeccionados em material plástico), livros infantis e livros de banho, quebra-cabeça, chocalhos, instrumentos musicais, jogos educativos, a exemplo dos de encaixe, e brinquedos eletrônicos do tipo “causa e efeito” (aqueles em que a criança aperta e emite som ou acende luzes).
“Tudo a gente utiliza como recurso terapêutico para atendimento pela equipe multiprofissional que atua no Serviço (fisioterapeuta, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional). As doações vão ser de extrema importância para o nosso serviço porque, com o tempo, os brinquedos tendem a se desgastar e precisam ser renovados. Nós, que trabalhamos com crianças, precisamos dessas ferramentas para que a terapia seja ainda mais efetiva”, destacou a fisioterapeuta do Serviço, Cristina Holanda.
Em agradecimento, a coordenadora do Serviço, Sandra Cordeiro, disse que a doação dos brinquedos será um incremento e vai possibilitar melhor qualidade nos atendimentos realizados pelos profissionais que atuam no SFI (em torno de sete especialistas, além dos estudantes do curso de graduação em Fisioterapia da UFPB). “As crianças atendidas são encaminhadas pelo HULW e também por maternidades como o Instituto Cândida Vargas, desde que sejam pacientes de risco ou com algum comprometimento no desenvolvimento neuropsicomotor”, explicou
A psicóloga organizacional do HULW e uma das integrantes do GTH, Cláudia Lima, expressou a alegria de poder contribuir para melhorar os atendimentos junto às crianças que são acompanhadas pelos profissionais do SFI. “Todos os anos, em dezembro, nós do Grupo de Humanização realizamos algumas ações. Em 2019, Cristina, que é uma de nossas integrantes citou a necessidade de um reforço nos brinquedos para ajudar no tratamento dos pacientes e o GTH abraçou a causa promovendo essa campanha de arrecadação com os funcionários do HULW”, disse.
A iniciativa integrou as atividades de final de ano do Grupo de Trabalho de Humanização do HULW, que se reúne todas as segundas-feiras para discutir ações e estratégias a fim de otimizar o funcionamento do hospital, envolvendo desde abordagens para os profissionais que trabalham na instituição até aquelas destinadas diretamente aos usuários.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB) integra a Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais.
O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.