Notícias
PCD
HULW-UFPB recebe consultoria contratada pela Ebserh sobre práticas de gestão voltadas à inclusão de Pessoas com Deficiência
João Pessoa (PB) – A inserção e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho no Brasil é caracterizada por avanços, mas também por muitos desafios. Para obter um diagnóstico e proporcionar ainda mais qualidade no processo de provimento e inserção desse público, o Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB/Ebserh) recebeu uma consultoria na última terça-feira (16).
Representantes da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) da Ebserh e a consultora especializada Indyara de Araújo Morais, vinculada à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), fizeram uma visita técnica na instituição de saúde. Da estatal, estavam o chefe do Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho, Hosaias Alves dos Prazeres Silva, e o psicólogo organizacional e do trabalho Edmário Rocha Machado Júnior.
Segundo o chefe da Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Usost) do HULW, Rafhael Apolinario da Silva, o objetivo da consultoria é compreender as práticas de gestão voltadas ao provimento, à inserção e à inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD) na Rede Ebserh.
“Esta visita consistiu em um marco significativo para a Ebserh e o HULW, visando cada vez mais o alinhamento dessas instituições com as políticas governamentais de inclusão, diversidade e quebra das barreiras geradas pelo capacitismo. Foram realizadas ações de escuta qualificada e identificações de problemas, para a criação de medidas que visem a eliminar cada vez mais as barreiras impostas aos PCDs”, explicou.
A consultoria envolve a elaboração de um diagnóstico participativo, a proposição de ações estratégicas voltadas à promoção da inclusão qualificada e do sentimento de pertencimento dos profissionais PcDs na Ebserh. De acordo com Hosaias Alves, a visita ao HULW-UFPB está no âmbito da Consultoria Técnica para Mapeamento, Diagnóstico e Proposição de Ações de Inclusão de Pessoas com Deficiência na Rede Ebserh.
“A dinâmica realizada visa compreender as práticas de gestão voltadas ao provimento, inserção e inclusão de pessoas com deficiência, assimilar os cenários de inserção desses profissionais e aprimorar as atividades de gestão desse público. A escuta qualificada é fundamental para a construção de um plano estratégico de inclusão, com vistas ao combate a práticas capacitistas e ao fortalecimento de uma cultura organizacional equitativa e inclusiva”, destacou.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, existem 18,6 milhões de brasileiros com dois anos ou mais que possuem algum tipo de deficiência. Desse total, apenas 545.940 pessoas com deficiência estão inseridas no mercado de trabalho. No Brasil, a Lei n° 8.213, também conhecida como Lei de Cotas, determina que empresas com mais de 100 colaboradores estão obrigadas a contratar pessoas com deficiência.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Jacqueline Santos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh