Notícias
TECNOLOGIA
HULW-UFPB inaugura equipamento para exames de urodinâmica
João Pessoa (PB) - Modernização, qualidade e agilidade no diagnóstico são esforços empenhados pelo Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB/Ebserh), que inaugurou, nesta terça-feira, dia 29, um equipamento para exame de urodinâmica. O aparelho, que verifica pressões de enchimento e esvaziamento da bexiga, custou R$ 68 mil e foi financiado com recursos da instituição, sendo considerado o mais avançado software na área, capaz de entregar resultados rápidos e confiáveis. O HULW é referência na oferta deste exame pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado e já realizava uma média de 30 por mês, por meio de uma máquina que operava há seis anos e será substituída pela nova.
O superintendente do HULW-UFPB, Marcelo Tissiani, ressaltou a importância desta aquisição para a comunidade hospitalar: “Este aparelho vai trazer mais conforto para o paciente, mais segurança na realização do diagnóstico e, até mesmo, a melhor forma de fazer a projeção do tratamento. É moderno e técnico, sendo um grande avanço na área da incontinência urinária do hospital”. O gestor ainda afirmou que os esforços são contínuos para permanecer renovando o parque tecnológico da instituição.
O equipamento completo é composto por uma cadeira uroginecológica que permite a melhor movimentação do paciente durante o exame, e uma mesa computadorizada com o software (urocommander) para os estudos urodinâmicos, permitindo, entre outras coisas, análise de gráficos e estatísticas, recursos de visualização diurna e noturna e laudos completos, concluídos pela própria máquina, aguardando apenas o diagnóstico do médico.
Avaliação urodinâmica
O exame realizado pelo aparelho é capaz de avaliar a atividade do sistema urinário do paciente, observando o funcionamento da bexiga a partir das pressões, desde o armazenamento da urina (fase de enchimento) e da sua eliminação (fase de esvaziamento ou micção), além da sua elasticidade, esclareceu Alexandre Aranha, médico urologista do HULW-UFPB. O exame é feito por meio de duas pequenas sondas colocadas na uretra e, uma outra, no reto.
O especialista explicou que, naturalmente, a bexiga segue enchendo sem que percebamos até atingir determinado volume que faça com que tenhamos a necessidade de esvaziá-la. Problemas como sensibilidade aumentada mesmo com pouca quantidade de urina (vontade de ir banheiro sem que a bexiga esteja cheia); não conseguir urinar mesmo sentindo vontade; e escapes de urina (ao tossir ou durante atividades físicas, por exemplo) são indicativos de alerta sobre a saúde urinária. O acesso ao exame é feito por encaminhamento das unidades básicas de saúde, via sistema de regulação da prefeitura.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo, com revisão de Andrew Costa
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh