Notícias
PLATAFORMA “TRABS”
HULW-UFPB desenvolve aplicativo para monitoramento da satisfação dos profissionais de saúde com o trabalho
João Pessoa (PB) – Já imaginou ter acesso a um aplicativo para monitorar sentimentos e satisfação com relação ao seu dia a dia no trabalho? Isso é possível com a plataforma “Trabs”, desenvolvida no Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HULW-UFPB/Ebserh). Com a novidade, os trabalhadores podem registrar e acompanhar os sentimentos acerca do cotidiano no ambiente corporativo, importante para tomada de decisões relacionadas ao trabalho, por exemplo.
O aplicativo está disponível no Google Play (https://l1nk.dev/46pQ3) e foi criado para subsidiar o Observatório da Saúde do(a) Trabalhador(a) da Saúde no Contexto da Covid-19 (http://saudedotrabalhador.ufpb.br). A ideia do acompanhamento diário do nível de satisfação dos profissionais surgiu ainda durante a pandemia de covid-19, a partir de dados epidemiológicos registrados entre os profissionais da linha de frente de combate à doença.
O projeto “Implantação de um aplicativo para monitoramento de sentimentos e satisfação com o trabalho dos trabalhadores da saúde à luz da economia comportamental”, faz parte do Programa de Iniciação Tecnológica (PIT) 2023, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A iniciativa tem como orientador o professor adjunto do Departamento de Ciências Exatas da UFPB Adson Cunha e, como bolsista, o aluno Valdetrudes Ferreira. A ideia inicial era fazer um levantamento sobre como a pandemia afeta condições de trabalho, saúde e segurança dos profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Foi a partir dos dados epidemiológicos entre os/as profissionais da linha de frente de combate à Covid-19 que, junto às professoras do curso de Psicologia da UFPB Thais Augusta e Tatiana Lucena, visualizamos a necessidade de acompanhamento diário do nível de satisfação e sentimentos através de uma plataforma de fácil utilização que pudesse, além da captação das emoções cotidianas, ser fonte de informação a respeito das redes de apoio que podem ser acessadas gratuitamente pelos trabalhadores/as através do SUS”, disse o professor Adson, explicando como surgiu o aplicativo "Trabs".
No âmbito do HULW, as unidades envolvidas no projeto são a Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Usost) e a Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde (Ugits). “É extremamente gratificante acompanhar o progresso desta pesquisa, que tem o potencial de proporcionar uma série de vantagens tanto para os trabalhadores quanto para a gestão, uma vez que viabiliza a identificação de fatores que possam influenciar diretamente na participação ativa dos profissionais nas atividades institucionais e permite a adaptação de políticas e práticas de gestão. Além disso, ao fortalecer o vínculo entre instituição e colaboradores, contribui para a criação de um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, alinhado aos princípios de uma gestão moderna e voltada para o bem-estar humano”, ressaltou a chefe da Ugits, Anna Karolina de Carvalho.
Disponível apenas para dispositivos Android, o app conta com uma aba específica nomeada de "apoio" que apresenta o contato de telefone e e-mail dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerests) de qualquer um dos estados do Nordeste. Além da aba "apoio" os profissionais da saúde contam com a aba nomeada "observatório", que fornece ao usuário painéis, notícias e pesquisas. Também é possível visualizar, na aba principal, registros feitos na plataforma. Os dados gerados são anonimizados e disponibilizados a nível regional no Observatório.
Objetivo
O objetivo do projeto é implantar um aplicativo de monitoramento dos sentimentos e satisfação com o trabalho dos trabalhadores/as do HULW com base nos conhecimentos da Economia Comportamental, que preveem métodos de inserção de estímulos capazes de influenciar a tomada de decisões cotidianas dos indivíduos com o interesse em trazer um efeito positivo em sua rotina de decisões.
“No projeto essa influência positiva se dá por meio dos Nudges, ferramentas de estimulação a uma tomada de decisão específica que se deseje encorajar no indivíduo. No caso do projeto, os Nudges estão sendo desenvolvidos através de mensagens, notificações, ações em equipe e materiais de divulgação do projeto. Além do engajamento dos profissionais da saúde do HULW, o projeto também tem como objetivo avaliar o uso do aplicativo e a influência dos nudges para incentivar o seu uso, assim como contribuir com a criação de uma Unidade de Nudge no HULW”, explicou o professor Adson Cunha. O projeto está na fase de implantação de Nudges e será concluído em fevereiro de 2024.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Jacqueline Santos
Coordenadoria de Comunicação Social