Notícias
PIONEIRISMO
HULW realiza primeira ecoendoscopia do estado via SUS
Ecoendoscopia, endossonografia ou ultrassonografia endoscópica, Estes nomes indentificam um método que combina a endoscopia digestiva com a ultrassonografia. Esse procedimento produz imagens em alta resolução do trato gastrointestinal e órgãos próximos.Um exame que não existia na rede pública do Estado da Paraíba, mas que, com a chegada dos novos concursados da Ebserh ao Hospital Universitário Lauro Wanderley, tornou-se viável.
O gastroenterologista e Chefe da Unidade de Sistema Digestivo do HU, Dr. Heraldo Rocha, reforça o quanto foi importante a chegada dos concursados."A Ebserh realmente teve uma participação decisiva através da abertura de concurso para o setor de endoscopia digestiva. Através dele foram convocados candidatos como Dr. Rafael Gonzaga, que hoje opera o aparelho de ecoendoscopia. até então existia o equipamento, mas não o profissional. Com isso vamos proporcionar a nosso paciente um estudo melhor do pâncreas e das vias biliares, trazendo um alcance muito maior para realização de diagnósticos, agilizando assim o processo de tratamento e cura para nosso usuário."
A primeira ecoendoscopia realizada pelo SUS em nosso estado, foi nesta terça-feira (19). O procedimento aconteceu em uma paciente que já vinha de uma internação longa e sem diagnóstico. O procedimento foi coordenado pelo gastroenterologista, Dr. Rafael Gonzaga Nahoum. "Com essa ferramenta a gente teve a possibilidade de dar um passo a mais na investigação, localizando lesões muito pequenas no pâncreas, que em outros métodos não seriam reconhecidas. Foi de uma grande importância a realização dessa primeira ecoendoscopia aqui no HU. Com isso nós poderemos ajudar a população em geral em termos de diagnóstico e terapêutica com uma tecnologia nova que vai proporcionar bons diagnósticos e melhores tratamentos para a população em geral." Disse animado Dr. Rafael.
"Nós estamos muito felizes com a realização do exame de ecoendoscopia, e a disponibilização desse exame para rede pública. A ebserh sempre está trabalhando visando melhorar a vida do paciente, bem como, levar aos seus alunos de graduação e pós-graduação o que tem de mais moderno em termos de tecnologia. Esses aparelhos estavam aqui algum tempo, e nós não tínhamos condição de colocar eles para funcionar em virtude de deficiências, inclusive de profissionais. Com a chegada dos novos membros da Ebserh, enfermeiros e médicos com suas especializações e especificações, nós iniciamos a oferta ao paciente desse novo exame, que muito vai contribuir facilitando o diagnóstico. E em futuro certamente breve, nós estaremos também a realizar biópsias minimamente invasivas, que vão ajudar mais ainda na realização de outros procedimentos, apressando ainda mais o diagnóstico das principais patologias abdominais." Enfatizou a Superintendente do Hospital Universitário, Dra. Flávia Pimenta.
Sobre a Ebserh
Desde dezembro de 2013, o HULW-UFPB é vinculado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.