Notícias
MELHORIA
Hospital Universitário Lauro Wanderley inaugura Centro Oftalmológico
Com o objetivo de oferecer aos pacientes, trabalhadores e estudantes em formação um ambiente mais moderno, acolhedor, adequado e seguro para realizar os atendimentos e procedimentos cirúrgicos oftalmológicos de alta qualidade, o Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), inaugura Centro Oftalmológico. A cerimônia será realizada na próxima quinta-feira (20/07), às 10h, no sexto andar do HULW-UFPB e terá participação do superintendente do HULW, de Marcelo Tissiani; dos gerentes do Hospital; da chefe da Unidade de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia Bucomaxilofacial; além de colaboradores. O investimento foi de R$ 1.030.000,00, com recursos provenientes de emenda parlamentar.
O superintendente do HULW-UFPB, Marcelo Tissiani, convida a todos, inclusive os estudantes que atuam no HULW-UFPB, para esse momento especial para toda a população da Paraíba. “É com grande prazer que inauguraremos este que será mais um marco, indo ao encontro do grande momento que a Oftalmologia do Hospital está vivenciando”, celebra, destacando que no último mês de março, o HULW realizou o primeiro transplante de córnea do Hospital e o primeiro do estado da Paraíba, em um serviço público. “Além disso, trará maior segurança e qualidade para a população paraibana”, salientou o gestor.
No ano de 2022, foram adquiridos diversos equipamentos para o espaço, alguns para substituir antigos e outros, para executar novos procedimentos. Por exemplo, para o exame de Microscopia Especular da Córnea e os novos projetores para realizar a acuidade visual (capacidade do olho de distinguir detalhes finos e nítidos em um objeto).
Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) terão grandes benefícios com a nova estrutura para o tratamento de suas doenças oftalmológicas. Segundo a chefe da Unidade de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia Bucomaxilofacial do HULW-UFPB, Thaís Grilo Moreira Xavier, “a população será beneficiada com o novo serviço, visto que com a estrutura adequada e ideal para realizar toda assistência que temos capacidade, com nossos equipamentos e equipe capacitada, vamos ter melhores condições para o acompanhamento dos pacientes de transplante de córnea, tratamento da retinopatia diabética e tratamento com laser”.
Mais serviços, maior impacto social
Os serviços prestados pela Oftalmologia do Hospital vão desde a consulta médica especializada a exames diagnósticos e cirurgias de baixa, média e alta complexidade. Entre os exames estão: biomicroscopia de fundo de olho, mapeamento de retina, tonometria, gonioscopia, retinografia colorida binocular, campimetria visual computadorizada, topografia computadorizada de córnea, tomografia de coerência óptica, ultrassonografia de globo ocular, microscopia especular da córnea, biometria ultrassônica e curva diária de pressão ocular.
“Também realizamos, rotineiramente, cerca de 34 tipos de procedimentos cirúrgicos oftalmológicos e outros atendimentos de urgência oftalmológica como: tratamento de úlcera de córnea, uveíte, endoftalmite e aplicação de antibioticoterapia intraocular; além das interconsultas realizadas para os pacientes internados no HULW”, ressaltou Thaís.
Em relação ao número de atendimentos ambulatoriais, entre consultas agendadas, de urgência e pareceres em pacientes internados, exames diagnósticos e tratamento com fotocoagulação a laser, são realizados mais de 1,8 mil/mês e, em média, 180 procedimentos oftalmológicos no Bloco Cirúrgico, entre cirurgias e aplicação de injeção intravítreas.
Sobre a Rede Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) integra a Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Elthon Ribeiro, com revisão de Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh