Notícias
APERFEIÇOAMENTO
HUL-UFS promove capacitações em Suporte Básico e Avançado de Vida
Lagarto (SE) - O Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) recebeu, na última semana, capacitações de Suporte Básico de Vida (SBV) e Suporte Avançado de Vida Cardiovascular (SAVC).
No SBV, foi ministrado um conjunto de técnicas e protocolos médicos de emergência envolvendo Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) — compressões torácicas e ventilação — e uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA).
O SAV contou com o acréscimo de outras intervenções invasivas, como acesso venoso, administração de medicamentos e uso de vias aéreas avançadas para estabilizar pacientes em paradas cardiorrespiratórias (PCR) ou em deterioração crítica.
“A gente trouxe uma empresa aqui para o hospital para que os nossos colaboradores pudessem passar por essa capacitação e o intuito disso é melhorar o conhecimento técnico dos nossos colaboradores em prol da assistência dos nossos pacientes das urgências e emergências cardiológicas”, explica o chefe da Unidade de Gerenciamento de Atividades de Graduação e Ensino Técnico do HUL, José Lucas dos Santos.
O curso, organizado pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) da instituição e chancelado pela Associação Americana do Coração, foi ministrado para os colaboradores da unidade de assistência do hospital, entre eles, a enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Aline Corrêa.
“É a segunda oportunidade que a gente tem de estar aqui fazendo esse curso e ele é importante para a gente aprimorar os conhecimentos teóricos e práticos e fornecer um melhor atendimento aos nossos pacientes”, destacou Aline.
Sobre a Ebserh
O HUL-UFS faz parte da Rede Ebserh desde 2017. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.