Notícias
CUIDADO INTERDISCIPLINAR
I Congresso Sergipano Multiprofissional de Oncologia (COSMO)
Nos dias 8 e 9 de novembro, o I Congresso Sergipano Multiprofissional de Oncologia (COSMO) pretende aproximar acadêmicos e profissionais, clínicos e pesquisadores, sociedade e gestão para cuidado humanizado do paciente oncológico. O evento acontecerá no Aquários Praia Hotel, em Aracaju, no dia 8 (18 às 22 horas) e dia 9 (8 às 18 horas.
As inscrições podem ser feitas através do endereço eletrônico www.even3.com.br/COSMO com valores distintos para profissionais e acadêmicos. Já a submissão de trabalhos vai até o dia 15 de outubro (até 2 trabalhos por autor e 8 autores no mesmo trabalho). Haverá ainda emissão de certificado, apresentação de trabalhos, publicação em Anais e coffee break para os participantes.
Com o tema “Ações e cuidados interdisciplinares em oncologia”, o evento discutirá tópicos como ‘Câncer Ginecológico’, Câncer de Próstata’, Câncer de cabeça e pescoço’, ‘Dor oncológica’, ‘Terapias adjuvantes’ e ‘Hipodemóclise, comportando palestras, mesas-redondas, workshops e casos clínicos. O COSMO foi idealizado por docentes da UFS e conta com apoio do CNPq.
Workshop pré-congresso
O evento também envolverá a realização de workshops pré-congresso, iniciando com ‘Cuidados paliativos em fisioterapia’ (7 de novembro / 19h30 às 22h30 / Hospital São Lucas); e prosseguindo com ‘Fisioterapia em oncologia mamária’ (8 de novembro / 8h30 às 12h30 / Aquários Praia Hotel); ‘Nutrição e câncer gastrointestinal: Como melhorar resultados no pós-operatório?’ (8 de novembro / 8h30 às 12h30 / Aquários Praia Hotel); ‘Cuidados paliativos - Interprofissional’ (8 de novembro / 13 às 17h30 / Aquários Praia Hotel) - único aberto para qualquer especialidade; e ‘Fonoaudiologia no câncer de cabeça e pescoço’ (8 de novembro / 13 às 17h30 / Aquários Praia Hotel).
“A abordagem multiprofissional e interdisciplinar no âmbito da prevenção, promoção e recuperação da saúde, desde o rastreamento, diagnóstico, abordagem cirúrgica e complementar, são indispensáveis no cenário atual”, enfatizam os organizadores. “Ressaltar o papel dos diferentes atores para cuidados em oncologia é determinante, desde o diagnóstico até a fase pós-câncer”, observam, lembrando que o evento se consubstanciará numa oportunidade de encontro, diálogo coletivo e cuidado centrado no paciente oncológico.