Notícias
JORNADA CIENTÍFICA
HUL-UFS realiza IV Jornada Científica da Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar
Lagartos (SE) – O Hospital Universitário de Lagarto, da Universidade Federal de Sergipe (HUL-UFS), realizou nesta terça-feira a IV Jornada Científica da Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar. O evento aconteceu no Auditório do Centro de Simulações e Práticas (CENSIP/UFS) e reuniu residentes, docentes, preceptores e estudantes durante a apresentação dos trabalhos científicos.
“A Jornada representa um momento de grande satisfação e orgulho e evidencia a maturidade do programa, o compromisso institucional com a formação qualificada e a consolidação da residência como espaço estratégico de ensino, serviço e pesquisa.”, destaca Maurício Araújo, chefe da Unidade de Gerenciamento de Atividades de Pós-Graduação do HUL-UFS.
Ele também comentou que o evento simboliza o reconhecimento do esforço e dedicação dos residentes, preceptores e tutores enfatizando a relevância da produção científica promovida pelo hospital universitário que é 100% SUS. Nesse sentido, durante a ocasião foram apresentados trabalhos de Conclusão da Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar e resumos científicos de programas de Residência em Saúde.
A residente de Fonoaudiologia, Karoline Menezes, destacou o evento como um espaço de partilha de conhecimento científico. “Está sendo um privilégio poder participar dessa jornada científica. Nós trouxemos alguns trabalhos, entre eles a nossa participação em um dos cenários que participamos aqui na residência, que é um ambulatório de disfagia. Nós aprendemos muito com essa experiência e é um privilégio poder trazer em forma de resumo e poder apresentar”, ressalta a residente.
Residência Multidisciplinar
A residência médica é um pilar fundamental para o fortalecimento de um hospital do SUS, como o HUL-UFS. Ao integrar assistência, ensino e pesquisa, o programa contribui diretamente para a qualificação do cuidado ofertado à população, incorporando práticas baseadas em evidências científicas e estimulando a inovação nos serviços de saúde. Além de formar especialistas comprometidos com os princípios do SUS, a residência amplia a capacidade assistencial do hospital, fortalece o trabalho em equipe e reafirma o papel estratégico do hospital universitário na produção de conhecimento e na melhoria contínua da atenção à saúde pública. Questões observadas por Maurício Araújo.
“Ao vivenciar o cotidiano hospitalar de forma integrada, os residentes desenvolvem competências que favorecem a tomada de decisão compartilhada, a comunicação entre as diferentes áreas e a construção de planos terapêuticos mais resolutivos”, explica. “Para o SUS, isso se traduz na formação de profissionais mais preparados para atuar de maneira colaborativa, com visão ampliada do processo saúde-doença”.
O evento contou com a presença de residentes e representantes da gestão acadêmica e hospitalar, entre eles Sandra Aiache Menta, superintendente do Hospital Universitário de Lagarto; Rívia Siqueira Amorim, chefe do Setor de Gestão do Ensino; Allan Dantas dos Santos, gerente de Ensino e Pesquisa; Maria Amenildes Silva Lima, coordenadora da Comissão de Residência Uni/Multiprofissional da UFS; Danielle Ramos Domenis, coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar do HUL-UFS e vice-coordenadora da Comissão de Residência Uni/Multiprofissional da UFS.
Makson Gleydson Brito de Oliveira, diretor acadêmico do Campus Antônio Garcia Filho da UFS e Eduardo Kelvin Barbosa Lírio, residente de Enfermagem do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar do HUL-UFS também estiveram presente.
Sobre a Ebserh
O HUL-UFS faz parte da Rede Ebserh desde 2017. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Elizabeth Souza, com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh