Notícias
SEGURANÇA DO PACIENTE
HUL –UFS disponibiliza guia rápido para pacientes cirúrgicos do SUS e fortalece compromisso com a excelência no cuidado
Lagarto (SE) – Em uma iniciativa voltada à humanização e à segurança do cuidado em todas as etapas do processo cirúrgico, a Unidade de Cirurgia Geral do Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu uma roda de conversa com cerca de 20 pacientes internados e seus acompanhantes no mês de agosto. A ação educativa teve como objetivo esclarecer dúvidas frequentes dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre o preparo pré-operatório, os cuidados no pós-operatório e a alta hospitalar.
Durante o encontro, conduzido por residentes, enfermeiros e técnicos da unidade, foram distribuídos materiais informativos em linguagem simples e objetiva, organizados por etapas do processo cirúrgico. O intuito foi aproximar a equipe de saúde dos pacientes e familiares, oferecendo orientações práticas de forma acolhedora e acessível.
A chefe da Unidade de Cirurgia Geral, Lidiane Assis, destacou que a iniciativa surgiu da necessidade de apoiar os pacientes em um momento delicado de suas vidas, geralmente marcado por inseguranças e dúvidas. “As principais dúvidas estão relacionadas ao jejum, uso de medicamentos, higiene antes da cirurgia, controle da dor, movimentação após o procedimento, alimentação, curativos, drenos e sinais de alerta para retorno ao hospital. Com o guia, pacientes e acompanhantes se sentem mais seguros, participam ativamente do cuidado e colaboram para a recuperação”, afirmou.
O guia traz orientações práticas para todas as etapas do processo cirúrgico: pré-operatório (jejum, uso de medicamentos, higiene e organização de pertences), pós-operatório (controle da dor, movimentação, alimentação, cuidados com curativos e drenos), alta hospitalar (uso correto de medicamentos, consultas de retorno, sinais de alerta) e dicas para acompanhantes.
“Com essa ação, espera-se reduzir a ansiedade dos pacientes, melhorar a adesão às orientações, diminuir complicações evitáveis, facilitar o trabalho da equipe multiprofissional e tornar o processo cirúrgico mais seguro e eficiente”, completou Lidiane.
Para o gerente de Atenção à Saúde, Alexandre Machado, a entrega do guia para pacientes cirúrgicos e seus acompanhantes reflete o compromisso institucional com a humanização do cuidado. “Mais do que procedimentos médicos, nosso compromisso é com pessoas. Esse guia é um instrumento de acolhimento, pois empodera os pacientes, reduz a ansiedade e fortalece a parceria entre equipe de saúde, paciente e família. Com essa iniciativa, o HUL reafirma seu papel como hospital universitário público, totalmente voltado ao SUS, comprometido em oferecer assistência de qualidade, ensino e inovação, sempre centrados no bem-estar e na dignidade do usuário”, ressaltou.
Ações permanentes
A roda de conversa será realizada quinzenalmente e integra os esforços da equipe multiprofissional do HUL para melhorar a experiência dos pacientes no atendimento cirúrgico. O plano teve início na Unidade de Cirurgia Geral, mas a proposta é que a ação seja adaptada e aplicada também em outras especialidades, beneficiando um número maior de pacientes do SUS.
Sobre a Ebserh
O HUL-UFS faz parte da Rede Ebserh desde 2017. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Elenita Araújo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh