Notícias
FORMAÇÃO
Hospital Universitário de Lagarto amplia vagas para residência em saúde
Lagarto (SE) - Profissionais da saúde interessados em atuar nos programas de residência do Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), terão acesso às novas vagas ofertadas. Ao todo, o hospital disponibiliza seis programas de residência, abrangendo as áreas médica e multiprofissional.
O HU de Lagarto ampliou o número de vagas em três programas de residência médica. A Residência Médica em Pediatria passou de três para cinco vagas, a Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia foi ampliada de duas para três vagas e a Residência Médica em Clínica Médica teve aumento de cinco para dez vagas.
Outra novidade é a implantação da Residência Multiprofissional em Atenção ao Paciente Crítico, que passa a ofertar seis vagas, distribuídas entre as áreas de enfermagem, farmácia, psicologia, fisioterapia, nutrição e fonoaudiologia, com uma vaga para cada especialidade.
No total, o HUL-UFS ofertará 45 vagas nos programas de residências médicas e multiprofissionais, o que representa um aumento de 50% em relação ao número de vagas ofertadas em 2025. O início das atividades previsto para março de 2026
Exame Nacional de Residência
O ingresso nos programas ocorre exclusivamente por meio do Exame Nacional de Residência (ENARE). Para as residências multiprofissionais e em área profissional da saúde, o candidato realiza a prova e, após a classificação, escolhe a especialidade e a instituição de interesse. Já na residência médica, a inscrição é feita diretamente na especialidade, com posterior escolha da instituição conforme a classificação. As vagas são preenchidas de acordo com a ordem classificatória.
A primeira janela de escolha para os candidatos aprovados no ENARE encerra-se no dia 23 de janeiro, enquanto a segunda janela tem início em 27 de janeiro. As matrículas começam no dia 6 de fevereiro. Acompanhe o calendário completo aqui.
Histórico de vagas para residência no HU de Lagarto
Anteriormente, o HUL-UFS ampliou em nove vagas a oferta de programas de residência médica, com o objetivo de aumentar o acesso à formação especializada e contribuir para a qualificação de profissionais que atuarão diretamente na rede de saúde da nossa região.
Na residência médica, são ofertadas vagas para cirurgia geral (três vagas, duração de três anos), clínica médica (dez vagas, duração de dois anos), ortopedia e traumatologia (três vagas, duração de três anos) e pediatria (cinco vagas, duração de três anos).
No campo da residência multiprofissional, o HUL-UFS oferece a Residência em Atenção Hospitalar, com 12 vagas anuais, sendo duas vagas para cada área: enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição e terapia ocupacional.
Além disso, é ofertada a Residência em Saúde da Família, com seis vagas, distribuídas entre enfermagem (três vagas), terapia ocupacional, psicologia e farmácia (uma vaga para cada área), todas com duração de dois anos. Os candidatos devem observar atentamente o período de escolha e a distribuição das vagas disponíveis.
Como gestor da Unidade de Gerenciamento de Atividades de Pós-graduação (UGAPG) do HUL, Maurício Nascimento destaca a ampliação das vagas de residência como um avanço estratégico para o fortalecimento do ensino, da pesquisa e da assistência em saúde na cidade de Lagarto e regiões circunvizinhas.
“A expansão das vagas impacta positivamente não apenas a formação dos residentes, mas também a produção de conhecimento, consolidando o Hospital Universitário de Lagarto como referência regional em ensino e saúde”, resume Maurício.
Ensino e pesquisa no Hospital Universitário de Lagarto
Para mais informações sobre os Programas de Residência do Hospital Universitário de Lagarto, acesse o nosso site. Ao clicar aqui, você terá acesso a projetos, eventos, estágios e manuais que reúnem informações completas sobre esse universo.
Sobre a Ebserh
O HUL-UFS faz parte da Rede Ebserh desde 2017. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Diego Martin, com revisão de Williany Bezerra
Unidade de Comunicação Regional 2 | CCS | Ebserh