Notícias
MEDICAMENTO SEGURO
Cuidado farmacêutico é tema de capacitação no HUL-UFS
Lagarto (SE) - Em contexto hospitalar, o cuidado farmacêutico é uma prática clínica voltada à promoção do uso seguro, eficaz e racional de medicamentos. Envolve o acompanhamento direto do paciente pelo farmacêutico, com o objetivo de identificar, prevenir e resolver problemas relacionados à farmacoterapia em colaboração com a equipe de saúde.
A farmácia hospitalar funciona como um elo estratégico entre o medicamento e o paciente, garantindo um tratamento eficaz, seguro, acessível e racional. Para assegurar essa qualidade na atenção à saúde, o Hospital Universitário da UFS em Lagarto (HU-UFS), instituição de saúde integrante da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), convidou o time de farmacêuticos e residentes para a capacitação: Introdução ao cuidado farmacêutico do paciente crítico, ocorrida de forma síncrona na manhã dessa quarta (17) em sala virtual.
A capacitação teve como objetivo fortalecer a atuação clínica dos farmacêuticos no cuidado ao paciente crítico, promovendo atualizações técnicas e científicas, estimulando a prática colaborativa com a equipe multiprofissional e contribuindo para a segurança do paciente, a eficácia das terapias e a otimização dos recursos assistenciais. Nas palavras do responsável pelo Setor de Farmácia Hospitalar do HUL-UFS/Ebserh, Vicente Maciel, “esse investimento na qualificação dos profissionais reflete no cuidado mais humanizado, individualizado e baseado em evidências, o que se traduz em melhores desfechos clínicos para os pacientes atendidos no HUL”, explica.
No contexto do paciente crítico, geralmente internado em Unidades de Terapia Intensiva, o cuidado farmacêutico torna-se ainda mais complexo e indispensável. Esses pacientes, em condição clínica instável, costumam receber múltiplos medicamentos, muitos de alta vigilância, o que exige acompanhamento rigoroso. Nessa realidade, o farmacêutico clínico atua de forma intensiva, realizando análises diárias das prescrições, ajustando doses conforme parâmetros clínicos e laboratoriais, além de monitorar constantemente interações medicamentosas e possíveis reações adversas. Essa atuação próxima e integrada à equipe multiprofissional é essencial para garantir a segurança terapêutica e favorecer a recuperação do paciente.
Integração entre Hospitais Universitários da Ebserh fortalece cuidado farmacêutico pelo Brasil
A capacitação realizada em Lagarto contou com a participação do convidado externo André Igor Oliveira Prado, farmacêutico do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC). A palestra de Prado representou uma oportunidade de intercâmbio entre hospitais integrantes da Ebserh, reforçando a integração e o compartilhamento de práticas na gestão de medicamentos. No final do ano passado, o profissional também participou da organização e instruiu módulos de um curso semelhante, coordenado pelo Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG) em Campina Grande (PB), com a participação de farmacêuticos de diferentes unidades da rede.
Em Lagarto, ele iniciou a palestra resgatando os conhecimentos e experiências já existentes do grupo, avançou para a discussão de casos clínicos que evidenciam o papel do farmacêutico no cuidado ao paciente crítico e concluiu reforçando conceitos-chave, ao mesmo tempo em que compartilhou vivências da prática profissional e apontou caminhos para a atuação direta do farmacêutico junto à equipe multiprofissional nas unidades de terapia intensiva.
Com uma proposta voltada à prática e à interação, André Igor destacou que sua participação nessa capacitação teve como objetivo proporcionar “um espaço de bastante interação e troca de experiências e de contribuir com o fortalecimento do cuidado farmacêutico no HUL-UFS”. Ele acrescentou ainda que, a partir dessa experiência, os profissionais do hospital se sintam mais preparados e confiantes para ampliar sua atuação no cuidado a pacientes críticos, em conjunto com a equipe multiprofissional.
Ensino, pesquisa e inovação
Com a capacitação em cuidado farmacêutico do paciente crítico, o Hospital Universitário de Lagarto reafirma seu compromisso institucional com a formação de profissionais qualificados e o incentivo à produção acadêmica, sempre com foco na melhoria da atenção à saúde da população. Na avaliação do Vicente, como organizador da atividade e gestor da Farmácia Hospitalar do HUL-UFS, “nós buscamos capacitar nossos profissionais, residentes e acadêmicos para a atuação junto à equipe multiprofissional, garantindo um cuidado integral e de excelência”, destaca.
Sobre a Ebserh
O HUL-UFS faz parte da Rede Ebserh desde 2017. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Diego Martin
Unidade de Comunicação Regional 2