Notícias
HUL reforça diálogo com MPF e amplia ações para qualificar atendimento hospitalar
Audiência no MPF-SE evidencia esforços da unidade para fortalecer equipes e aprimorar serviços à população
O Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participou, na última terça-feira, 28, de uma audiência no Ministério Público Federal em Sergipe (MPF-SE) para tratar das recomendações encaminhadas pelo procurador Ígor Miranda à unidade.
O encontro teve como objetivo dialogar sobre estratégias voltadas ao aprimoramento da assistência hospitalar, especialmente diante da crescente demanda regional por atendimentos.
Ampliação do quadro de profissionais e novos fluxos de trabalho
Durante a reunião, a superintendente do HUL, Sandra Menta, destacou os esforços realizados para ampliar o quadro de profissionais e otimizar o fluxo de pacientes. Ela explicou que, em caráter excepcional, o hospital tem feito duas convocações mensais de novos colaboradores a partir da lista de aprovados do concurso da Ebserh em 2024.
A gestora ressaltou também que, em relação aos médicos cirurgiões, após esgotar a lista de aprovados para o Hospital Universitário de Lagarto foram convocados candidatos da lista de aprovados na macrorregião 3, que abrange Sergipe, Bahia, Alagoas e Pernambuco.
Medidas emergenciais
“Quanto aos médicos clínicos, o déficit é ainda mais expressivo. O HUL já convocou cerca de 50 médicos de diversas regiões, com previsão de chamar quase 200 até dezembro. No entanto, o número de profissionais que efetivamente assumem é pequeno — em alguns casos, apenas dois ou três em cada 20 convocados permanecem. O hospital espera lançar um processo seletivo simplificado até janeiro, como medida emergencial para suprir essas vagas”, explicou Sandra Menta.
Papel formador e fortalecimento da saúde no interior
A superintendente também destacou o papel formador do hospital: “a interiorização da medicina só se consolida quando há programas de residência sólidos e de qualidade — e é justamente isso que o HUL vem promovendo, ampliando o número de vagas e fortalecendo seu papel como referência em ensino, pesquisa e assistência”.
De acordo com Sandra Menta, o hospital tem atuado com índices de ocupação entre 160% e 180% da capacidade instalada, com 55 leitos a mais do que o previsto. A unidade acolhe moradores da região centro-sul do estado — que abrange seis municípios — e também pacientes de outras localidades, inclusive da Bahia.
Ela destacou ainda que o HUL ocupa uma estrutura que antes pertencia a um hospital regional, mas hoje desempenha uma função muito mais ampla. Além da assistência, o hospital é um espaço de ensino, pesquisa e extensão, formando profissionais de diversas áreas da saúde por meio de residências, estágios e treinamentos em serviço.
Modernização tecnológica e desafios
Além disso, lembrou que nos últimos nove anos, o hospital passou por um intenso processo de modernização tecnológica, com a aquisição de equipamentos de ponta, como tomógrafos e outros aparelhos essenciais para exames e diagnósticos.
“Essa combinação entre avanço tecnológico, papel acadêmico e alta demanda assistencial gera um grande fluxo diário de pessoas — entre pacientes, colaboradores e estudantes de cursos como Enfermagem e Medicina. A superlotação e a rotatividade elevada tornam desafiador oferecer o nível de atendimento que a instituição almeja dentro do Sistema Único de Saúde”, salientou a gestora.
Sandra Menta pontuou ainda que, apesar das dificuldades, o HUL-UFS se mantém como hospital de referência e de alta complexidade, essencial para Sergipe e para o fortalecimento da saúde no interior do estado. “Por isso, temos solicitado a ampliação de enfermarias e de leitos, garantindo não apenas o atendimento de qualidade, mas também a continuidade da formação de profissionais altamente capacitados”, destacou a superintendente.
Reconhecimento e diálogo com instituições parceiras
O presidente do Conselho Regional de Medicina de Sergipe (CRM-SE), Dr. Jilvan Monteiro, reconheceu a qualidade da estrutura física e tecnológica do HUL-UFS, classificando-o como o hospital mais bem equipado do estado.
Também participou da reunião o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Empresas Públicas de Serviços Hospitalares do Estado de Sergipe (Sindserh), Ricardo Abel, que destacou a boa relação com a instituição.
Perspectivas e continuidade do diálogo
“Durante a reunião com o procurador, reforçamos que todos os esforços possíveis estão sendo feitos para recompor o quadro e minimizar as restrições na porta de entrada do hospital, mas que uma melhora mais consistente só deve ocorrer a partir de 2026. Explicamos ainda que a sobrecarga atual impede inclusive o pagamento de plantões extras, pois os médicos já estão além do limite de trabalho, o que dificulta a retenção desses profissionais”, concluiu Sandra Menta.
Uma nova audiência foi marcada para o dia 3 de dezembro, reunindo representantes do HUL-UFS/Ebserh, do Estado e do Município de Lagarto, com o objetivo de dar continuidade ao diálogo e buscar soluções conjuntas para os desafios apresentados.
Sobre a Ebserh
O HUL-UFS faz parte da Rede Ebserh desde 2017. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.