Notícias
"Sexo seguro é com camisinha!" é tema de campanha educativa do Hospital Universitário Júlio Bandeira para o período do Carnaval
O clima de festa e diversão do período do Carnaval faz com que muitas pessoas se descuidem da prevenção no momento das relações sexuais. Nessa época do ano, há uma intensificação de campanhas de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), tendo como foco principalmente o público mais jovem que, segundo o Ministério da Saúde, é mais descuidado com o uso de preservativos.
Apesar de muita gente ter medo apenas de contrair o vírus HIV, causador da AIDS, outras DSTs também são comuns nessa época do ano. "Sexo seguro é com camisinha!" é o tema da campanha educativa do Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HUJB-UFCG/Ebserh/MEC) para o período carnavalesco, no qual por meio deste podcast, vamos tratar sobre quais são as principais doenças sexualmente transmissíveis, sintomas, formas de prevenção e tratamento, com a participação do médico infectologista e professor da UFCG, Jaime Araújo.
Sobre a Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde das regiões em que os hospitais estão inseridos, mas se destacam pela excelência e vocação nos procedimentos de média e alta complexidades.