Notícias
Ampliação do oxigênio, ar medicinal e vácuo clínico
Nova usina de produção de gases medicinais é implantada no HUJB-UFCG/Ebserh
O Hospital Universitário Júlio Bandeira, em Cajazeiras, no sertão da Paraíba, instalou sua nova usina de produção de gases medicinais. A estrutura foi entregue pela Chefia da Unidade Clínica do HUJB-UFCG/Ebserh, na tarde de quarta-feira (12/08). O setor será responsável pela fiscalização do fornecimento de gases medicinais da empresa contratada para o consumo da instituição de saúde.
O sistema fornece 9m3 por hora (9 mil litros), no caso 216m3 por dia- o que corresponde a 216 mil litros - atendendo simultaneamente todo o hospital em caso de lotação, inclusive cirurgias. Além do oxigênio medicinal, a usina será responsável pelo ar medicinal e o vácuo clínico.
Nesse momento de pandemia do novo Coronavírus, esta nova usina dá uma maior autonomia nessa questão, principalmente por conta da dificuldade na aquisição do oxigênio medicinal e do aumento da demanda por parte dos municípios em todo o Brasil.
Os pacientes que precisarem de um aporte maior de oxigênio terão esse suporte, já com o aumento do vácuo clínico ajudará os que estiverem internados e durante as cirurgias.
De acordo com o Engenheiro Clínico e Chefe da Unidade Clínica do HUJB, Felipe Luiz, o hospital está preparado para lidar com imprevistos e falta de energia. “Há um monitoramento contínuo da qualidade do oxigênio pela própria usina através de sensores que fazem a leitura 24 horas por dia e caso haja situações de emergência, o setor está preparado para não deixar nenhum paciente sem oxigênio ou qualquer gás fornecido”.
A implantação da nova usina de gases medicinais chega em um momento importante para o Hospital que inaugurou recentemente 13 novos leitos da Clínica Médica para atender diversas especialidades.
Sobre a Rede Ebserh
O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Elthon Ribeiro – Jornalista HUJB-UFCG/Ebserh