Notícias
EBSERH EM AÇÃO | MAIOR DA HISTÓRIA
Mutirão “Dia E” do sábado (13) realizou mais de 670 atendimentos no HUJB-UFCG, reduzindo filas do SUS
Cajazeiras (PB) – Meta mais uma vez ultrapassada! A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o Ministério da Saúde realizaram, neste sábado (13), o maior mutirão de exames e cirurgias da história do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. No terceiro “Dia E: Ebserh em Ação” de 2025, foram 54.068 consultas, cirurgias, exames e procedimentos especializados em um único dia nos hospitais universitários federais. O Hospital Universitário Júlio Bandeira, da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG/Ebserh), realizou 533 exames laboratoriais, 62 consultas, 20 procedimentos, 35 ultrassonografias, 12 colposcopia e 14 videolaringoscopia.
Cláudia Barreto Soares, paciente atendida durante o mutirão para realização de exame de imagem, relatou sua experiência com o hospital: “Recentemente estive aqui no HUJB para passar por um exame de ultrassonografia. Sempre fui muito bem acolhida aqui nesse ambiente, assim como hoje!”, evidenciou a paciente. Para ela, a realização desse mutirão é muito importante para a população. “O atendimento foi bem rápido. Dessa forma, o hospital está conseguindo diminuir a demanda de muita gente que precisa”, completou Cláudia Soares.
Josefa Maria Ribeiro esteve no HUJB no Dia E para fazer exame de sangue. Ela disse que essa ação é muito importante por salvar muitas vidas e ajudar a diminuir as filas de espera. Josefa contou que já fez uma cirurgia recente no hospital e está na fila de espera para outra. “Estou pedindo a Deus que chegue logo esse dia! Que venham mais mutirões, porque quanto mais ações como essa, melhor para a comunidade”, acrescentou a paciente.
Para Luiz Jardelino, superintendente do HUJB-UFCG, essa unidade hospitalar cumpre o objetivo de atender cada vez mais e melhor aos usuários do SUS. “Executamos mais um Dia E com sucesso! Uma ação que compõe o programa Agora tem Especialistas e o Programa Ebserh em Ação, que tem o objetivo de reduzir as filas cirúrgicas e promover um maior acesso a especialistas para toda nossa população”, completou.
Mônica Paulinho, Gerente de Atenção à Saúde do HUJB-UFCG, enfatizou que mais uma vez o Dia E - Ebserh em Ação foi realizado com a meta de, juntamente com os 45 hospitais universitários vinculados à Rede Ebserh, ofertar mais cirurgias, exames e consultas através dos seus especialistas. “O HUJB vem proporcionando esse acesso aos profissionais para a população do Sertão da Paraíba”, frisou.
Pelo Brasil
Os 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh ampliaram a oferta de consultas, exames e procedimentos especializados em todo o país. O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que quase 5 mil profissionais da saúde e residentes da Ebserh atuaram no mutirão. “É determinação do presidente Lula: ele sempre tem nos ensinado a cuidar das pessoas, e reduzir o tempo de espera delas para fazer uma cirurgia, por exemplo, é parte deste compromisso”.
Padilha considerou este o maior mutirão da história do Sistema Único de Saúde. “Pela primeira vez, além dos hospitais universitários, as Santas Casas, hospitais filantrópicos e instituições privadas que atendem pelo Agora Tem Especialistas participaram de um esforço nacional conjunto. Esse é o SUS mostrando sua força e sua capacidade de mobilização”, afirmou o ministro da Saúde.
Segundo Arthur Chioro, presidente da estatal, “foi mais uma oportunidade de garantia de acesso às pessoas que esperam há muito tempo nas filas e, ao mesmo tempo, de aprimoramento dos nossos estudantes e profissionais, afinal de contas, somos hospitais universitários e temos compromisso com o SUS e com o ensino”.
Ebserh em Ação
A mobilização faz parte do Ebserh em Ação, iniciativa nacional que integra o Agora Tem Especialistas, programa do Governo Federal que tem ampliado a oferta de consultas, exames e procedimentos especializados em todo o país. Nas duas edições anteriores do “Dia E” – em julho e setembro -, foram realizados 46.754 atendimentos. Com esta de dezembro, a estatal ultrapassou, assim, a marca de 100 mil procedimentos nos três mutirões.
Sobre a Ebserh
O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.