Notícias
APOIO AO ENSINO
HUJB-UFCG oferece experiência prática e imersiva para estudantes através da simulação realística
Cajazeiras (PB) – A atividade prática para os estudantes dos cursos de saúde é essencial para que estes futuros profissionais desenvolvam habilidades essenciais no atendimento assistencial. No Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o Laboratório de Habilidades e Simulação Realística oferece uma experiência prática completa e imersiva para os estudantes.
O ambiente possui tecnologia e metodologia estruturada que oferece aos estudantes um ambiente altamente realista e seguro para o desenvolvimento de competências clínicas e comportamentais por meio da simulação prática. O laboratório atualmente tem capacidade para 25 estudantes por turma. É um local presente em vários centros de ensino da saúde.
Márcia Maria de Sousa de Lima, responsável técnica do laboratório, destaca a importância desse ambiente para as habilidades do estudante: O Laboratório de Habilidades e Simulação Realística é essencial para o desenvolvimento integral do estudante porque oferece um ambiente controlado e imersivo que acelera a aprendizagem prática e a preparação para situações reais.
Conforme explicou Márcia Lima, o laboratório não é exclusivo para uso dos estudantes de medicina e enfermagem. Trata-se de um ambiente multiprofissional e interdisciplinar, que pode ser utilizado para capacitação de colaboradores e treinamentos para pacientes e acompanhantes. Uma das aulas práticas no Laboratório aconteceu no último dia 20 de junho, direcionada a alunos do 7° período da disciplina “Urgência e Terapia Intensiva” do curso de medicina da UFCG, Campus de Cajazeiras.
Para José Alfredo da Silva Neto, estudante do nono período de medicina e monitor da disciplina “Urgência e Terapia Intensiva”, ter o laboratório de habilidades do HUJB-UFCG equipado é de extrema importância e valor para os estudantes. “Acessar os bonecos e equipamentos de treino para aulas de intubação orotraqueal (IOT), via aérea, reanimação cardiopulmonar (RCP) e outras atividades essenciais para nossa formação em medicina é um prazer imensurável. Saber que temos a oportunidade de aprender constantemente com portas abertas é gratificante”, disse o estudante.
Sobre a Ebserh
O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Rosenato Barreto
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh