Notícias
APLICATIVO
Conheça o AGHU, sistema de gestão hospitalar com foco no paciente
O aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), sistema de gestão hospitalar adotado como padrão para todos os Hospitais Universitários Federais vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está presente também no Hospital Universitário Júlio Maria Bandeira de Mello da Universidade Federal de Campina Grande.
O objetivo do aplicativo é apoiar a padronização das práticas assistenciais e administrativas dos Hospitais Universitários Federais e permitir a criação de indicadores nacionais, o que facilita a criação de programas de melhorias comuns para todos esses hospitais.
Em sua 10ª versão e 18 módulos assistenciais e administrativos desenvolvidos, o AGHU é hoje a plataforma oficial de apoio à gestão hospitalar em toda a Rede Ebserh, conforme decidido pela Diretoria Executiva da Ebserh em sua 261ª reunião, em abril de 2019, e estabelecido na Portaria-SEI nº 630, de 20/12/2019.
Nos 40 hospitais, entre 2012 e 2021, conforme dados do AGHUX divulgados pela Ebserh, há 15,3 milhões de pacientes cadastrados, 17,8 milhões de consultas realizadas e 12,2 milhões de exames realizados totalizando um volume total de armazenamento de aproximadamente 680 gigabytes.
Para saber mais, acesse: bit.ly/AGHUX
Em breve, o HUJB-UFCG/Ebserh migrará para a versão AGHUX, com mais módulos e funcionalidades.
Sobre o AGHU
O Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários – AGHU é um sistema de gestão hospitalar que iniciou seu desenvolvimento em 2009, como parte integrante do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), do Ministério da Educação, destinado à reestruturação e revitalização dos hospitais das universidades federais.
Em 15 de dezembro de 2011, com a criação da Ebserh, o AGHU passou a ser gerido por esta Empresa. Desde então foram realizadas mais de 30 implantações.
Além da padronização de práticas administrativas e assistenciais em todos HUs, a utilização dos módulos do AGHU propicia que os hospitais aprimorem seus processos assistenciais, estendendo aos pacientes de todo o país inúmeras facilidades, como o prontuário eletrônico e todos os benefícios a ele inerentes.
Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.