Notícias
INOVAÇÃO NA REDE
HUAC-UFCG conquista segundo lugar em concurso de boas práticas da Ebserh
Campina Grande (PB) - A plataforma digital de automação e monitoramento de atividades no setor de farmácia hospitalar chamada "Power Apps SFH-HUAC, criada no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG) conquistou o 2º lugar no II Concurso de Boas Práticas de Controle Interno da Ebserh 2025, na categoria Aprimoramento de Processos Finalísticos Assistenciais. O reconhecimento foi concedido pela Auditoria Geral da Ebserh, após avaliação das iniciativas inscritas pelos 45 hospitais da Rede Ebserh.
O sistema foi desenvolvido por dois colaboradores do setor de farmácia, com baixo custo e de forma integrada ao SharePoint/Lists, Power Automate, Power Bi e Teams. A estrutura é modular, organizada por unidade funcional e categoria profissional.
Além disso, antes do sistema, o setor dependia de livros de ata e fichas manuais, o que gerava lentidão, risco de perda de informação, retrabalho e pouca visibilidade dos dados. E com o controle digital é possível garantir integridade dos dados assistenciais e uma maior segurança ao paciente do SUS.
O farmacêutico do HUAC, Thiago Coura, um dos responsáveis pela criação do aplicativo, explicou que fluxo de solicitação, controle e dispensação de gases medicinais da Unidade Hospitalar foi totalmente informatizado no qual a assinatura digital via tablet pelos colaboradores garanti autenticidade, rastreabilidade e eliminou registros manuais.
Há também uma função importante no aplicativo que é o relatório automático por meio do Power Automate, no qual o sistema gera diariamente um compilado das atividades do dia anterior e envia automaticamente às 01h da manhã para as chefias e equipe do setor de farmácia do HUAC, agilizando o briefing e fortalecendo os controles internos.
Segundo Auditor-geral da Ebserh, Marcus Vinicius Braga, o concurso - que já está em sua segunda edição -, é uma forma de incentivo e fomento a boas ideias implementadas na estatal. “Todas as unidades passam e passarão por desafios para implementar o controle, mas quando há experiências de sucesso, o ideal é que elas sejam compartilhadas com toda a Rede. A ideia do concurso é buscar práticas simples, inovadoras e inteligentes para todas as equipes procurem aplicá-las dentro do seu ambiente de trabalho”, destacou.
Vencedores
Categoria: Aprimoramento de Processos Finalísticos Assistenciais
A iniciativa "Sistema LEC - Lista de Espera Cirúrgica e APAC", desenvolvido no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), foi a vencedora. A prática foi criada para padronizar e qualificar a gestão das listas de espera por cirurgias eletivas.
Em segundo lugar, está a plataforma digital de automação e monitoramento de atividades no setor de farmácia hospitalar chamada "Power Apps SFH-HUAC, criada no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG).
A terceira posição ficou com o Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap) e a prática “Plugin de alerta de Paciente com Alergia”, que exibe um alerta visual imediato informando que o paciente possui alergias.
Categoria: Aprimoramento de Processos de Suporte Gerencial e Administrativo
O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG) conquistou a primeira colocação, com: “Sistema CotaX: Uma nova cultura de consumo consciente no HC-UFMG”, um modelo de controle de cotas de materiais.
A segunda posição também foi do HJC-UFMG, com: “Gestão de riscos inteligente: aplicação de inteligência artificial em um Hospital Universitário Federal", que prevê a aplicação de IA para apoiar e otimizar a etapa de identificação de riscos inerentes, utilizando como base os processos mapeados na Cadeia de Valor da Ebserh.
A terceira proposta vencedora, desenvolvida no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), se dedica a monitorar a taxa de perdas de medicamentos para racionalizar o consumo e a etapa de programação para aquisição e foi nomeada como “Gerenciamento de perdas de medicamentos por vencimento no HU-UFPI".
Categoria: Aprimoramento de Processos de Ensino e Pesquisa
O primeiro colocado se trata de iniciativa que utiliza a simulação in situ como estratégia de gestão de riscos e capacitação interprofissional no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE). Essa aplicação é educacional e baseada na execução de cenários realistas diretamente no ambiente de trabalho, envolvendo equipes reais e recursos do próprio setor e foi denominada "Simulação In Situ como Estratégia de Gestão de Riscos e Capacitação Interprofissional no HC-UFPE/Ebserh".
A segunda colocação foi ocupada por um projeto do HC-UFMG que visa a redução dos erros de omissão na administração de medicamentos: "Administração de Medicamentos sem Danos: Um Projeto de Boas Práticas para a Qualificação de Profissionais".
O terceiro vencedor foi um projeto do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes-UFBA) para desenvolver competências informacionais que foi chamado de "Acesso à Informação em Saúde: Desenvolvimento de Habilidades Informacionais na BVS HUPES".
Concurso de Boas Práticas
O objetivo da premiação é estimular, reconhecer e disseminar as melhores ações de controle que estejam relacionadas a melhorias na eficiência operacional, transparência, integridade, gestão e governança, tanto na administração central quanto nos hospitais sob a gestão da rede.
Os critérios de avaliação das comissões julgadoras são baseados na criatividade e inovação, aplicabilidade, replicabilidade, prevenção e risco, valor agregado e monitoramento, custo-benefício e formalização. Estão aptos a participar do concurso as unidades da Sede da Ebserh e dos hospitais universitários, podendo cada unidade enviar até três experiências em cada categoria a ser avaliada, totalizando nove submissões.
Sobre a Ebserh
O HUAC-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.