Notícias
TRAJETÓRIA
HUAC-UFCG homenageia servidoras por 30 anos de dedicação a instituição
Campina Grande (PB) - Os colaboradores do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) se despediram, nesta terça-feira, 04 de fevereiro de 2026, de duas profissionais que marcaram de forma definitiva a história da Agência Transfusional: as técnicas em análises clínicas, Maria Luzimar de Araújo Soares e Lúcia de Fatima Ponchet Alves, ambas com 30 anos de atuação na Unidade Hospitalar.
Farmacêuticas bioquímicas de formação, Lúcia e Luzimar atuaram na Agência Transfusional desde a sua implantação no modelo atual. Um fato que simboliza a forte ligação entre as duas trajetórias é que ambas tomaram posse no mesmo dia e, agora, se aposentaram também na mesma data.
Ao longo dessas três décadas de trabalho no HUAC, as duas profissionais acompanharam e contribuíram diretamente para o crescimento da Agência Transfusional, que iniciou suas atividades de forma básica e hoje é reconhecida por visitantes e profissionais como uma das melhores agências transfusionais da Paraíba, destacando-se pela estrutura, qualidade técnica e cuidado com o paciente.
Para a farmacêutica do HUAC, Michelle Vanessa, integrante da Agência Transfusional, Lúcia e Luzimar sempre foram referências técnicas e humanas para a equipe. “Mais do que ensinar rotinas e procedimentos, elas contribuíram para a formação profissional e humana de quem passou pela Agência Transfusional, deixando um legado que seguirá presente no nosso trabalho diário”, destacou.
A despedida foi marcada por emoção e gratidão. Para Lúcia e Luzimar, não se trata de um momento de euforia, mas do encerramento de um ciclo vivido com dedicação, zelo e carinho. “A missão foi cumprida. Esperamos que a equipe que permanece dê continuidade ao trabalho, sempre buscando fazer o melhor para oferecer o melhor a quem precisa da nossa ajuda”, afirmam.
A enfermeira do HUAC, Samilla Moura, também integrante da Agência Transfusional, ressaltou o acolhimento, a disponibilidade para ensinar e o compromisso com o trabalho em equipe das duas servidoras. “O trabalho desenvolvido por elas fortaleceu a qualidade assistencial do serviço e nos deixa a responsabilidade de seguir adiante honrando esse legado”, afirmou.
A chefe da Unidade de Hematologia, Hemoterapia e Oncologia do HUAC, Paula Renata, esteve presente, emocionou-se e recitou homenagens de outros colaboradores que passaram pelo serviço no HUAC, além da sua própria homenagem as duas servidoras.
Arlindo Anastácio Maranhão, paciente do HUAC, deixou a sua mensagem de agradecimento durante procedimento no Hospital- Dia "Eu só tenho a agradecer a todos que fazem parte desse serviço. Já tem um ano e cinco meses que eu estou acompanhando aqui. Principalmente o pessoal do Banco de Sangue, das enfermeiras que me atendem aqui no PA, no CAESE. Sou muito grato, muito gratidão por isso".
O momento organizado pela equipe da Agência Transfusional da Unidade Hospitalar fez com que os colaboradores "parassem" os seus trabalhos por alguns minutos e realizassem as suas homenagens no corredor administrativo do HUAC.
Sobre a Ebserh
O HUAC-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.