Notícias
FORMATURA
HUAC celebra conclusão de turmas dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional
Campina Grande (PB) – O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), celebrou, na última quinta-feira, 12 de fevereiro, a formatura da turma 2023-2026 do Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral, no auditório da unidade hospitalar.
A II Jornada dos Trabalhos de Conclusão de Residência (TCR) da Cirurgia Geral do HUAC foi marcada por homenagens da turma concluinte, apresentação de cinco Trabalhos de Conclusão de Residência (TCR), coffee break e pelo descerramento da placa do Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral.
O superintendente do HUAC, Homero Rodrigues, destacou a importância da residência para a formação de especialistas nas diversas áreas da saúde, fortalecendo a assistência prestada à população. “O HUAC-UFCG há vários anos sedia cursos de pós-graduação na modalidade residência médica, contribuindo para a qualificação de profissionais em diversas áreas e, por consequência, para uma assistência médica segura, técnica, ética e centrada nas necessidades do paciente”, afirmou.
A responsável pela Unidade de Gestão de Pós-Graduação do HUAC, Danúbia Dantas, ressaltou que a cerimônia representou mais do que o encerramento de um ciclo formativo. “Mais do que encerrar um ciclo, o evento celebra a consolidação de um programa que forma profissionais preparados, humanos e comprometidos com a vida, deixando um marco histórico para a instituição”, destacou.
O supervisor do Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral, Dr. Pedro Luiz do Nascimento Junior, foi um dos principais responsáveis pela realização da jornada. À frente da organização do evento desde a primeira edição, ele atua diretamente para que cada etapa aconteça e fortalece, assim, o compromisso institucional com a excelência na formação médica. Sua dedicação, liderança e visão pedagógica contribuem significativamente para a consolidação de um ambiente acadêmico ético e comprometido com a qualidade assistencial.
PIONEIRA
No dia 2 de fevereiro, o HUAC também realizou a formatura da turma pioneira da Residência Multiprofissional em Atenção ao Paciente Crítico (2024-2026), ocasião em que nove profissionais de diferentes áreas receberam o título de especialista.
Danúbia Dantas reforçou a importância da formação multiprofissional qualificada para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e para a qualificação da atenção ao paciente crítico.
PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA
Entre fevereiro e abril de 2026, o HUAC-UFCG/Ebserh contará com um total de 23 médicos residentes concluintes: quatro em Cirurgia Geral; seis em Clínica Médica; três em Endocrinologia e Metabologia; três em Ginecologia e Obstetrícia; cinco em Pediatria; e dois em Pneumologia.
Também, estão concluindo 9 residentes (primeira turma – 2024-2026) do Programa Multiprofissional em Atenção ao Paciente Crítico , conforme descritivo de categorias profissionais: 1 enfermagem, 2 fisioterapeutas, 1 Serviço Social, 2 Psicólogos, 1 Odontologia, 1 Nutrição e 1 Farmácia.
Atualmente, o HUAC-UFCG mantém em funcionamento os seguintes Programas de Residência Médica: Pneumologia; Radiologia e Diagnóstico por Imagem; Infectologia; Oncologia Pediátrica; Endocrinologia e Metabologia; Clínica Médica; Pediatria; Cirurgia Geral; Cirurgia Pediátrica; Dermatologia; Ginecologia e Obstetrícia; e Anestesiologia.
A instituição também oferece o Programa de Residência Multiprofissional em Atenção ao Paciente Crítico.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Alcides Carneiro da Universidade Federal de Campina Grande faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo e Elthon Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh