Notícias
Inclusão
HUAB-UFRN participa do I Encontro de Conscientização do Autismo de Santa Cruz/RN
O Hospital Universitário Ana Bezerra, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (HUAB-UFRN), vinculado à Rede Ebserh, esteve presente no I Encontro de Conscientização do Autismo, realizado na última semana no auditório do Instituto Cônego Monte, em Santa Cruz/RN. A ação foi idealizada pela Pastoral da Saúde e reuniu profissionais, estudantes e a comunidade para discutir o cuidado e o acolhimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Representando o HUAB, o cirurgião-dentista, Iran Siqueira, ministrou a palestra “Acolhimento dos Pacientes com TEA”, destacando práticas humanizadas e protocolos que garantem um atendimento inclusivo e eficaz para esse público. A apresentação contou com o apoio dos Residentes em Odontologia do HUAB, Antônio Ernesto e João Morais, que também atuam diretamente no cuidado aos pacientes com TEA.
“O HUAB é uma referência regional no acolhimento e atendimento a crianças PCDs, notadamente aquelas com Transtorno do Espectro Autista. Essa atuação não só impacta diretamente a qualidade de vida dos nossos pacientes e familiares, como também é essencial para a formação de profissionais mais preparados e sensíveis às especificidades do espectro”, afirmou Iran Siqueira.
A presença do hospital universitário no evento reafirma seu compromisso com a inclusão e a excelência no ensino e na assistência, beneficiando tanto os usuários do SUS em Santa Cruz e região quanto os profissionais em formação que atuam no hospital.
Sobre a Rede Ebserh
O HUAB-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.