Notícias
IDIOMAS SEM FRONTEIRAS
Servidores do HU passam a ter acesso ao programa Idiomas sem Fronteiras
O programa promove ações em prol de uma política linguística para a internacionalização do Ensino Superior Brasileiro.
Os empregados públicos da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) lotados no Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) podem, a partir deste mês, participar das atividades do programa Idioma sem Fronteiras (IsF) desenvolvidas na Univasf.
Com o acesso liberado, os servidores poderão realizar o exame de proficiência TOEFL-ITP, cursos presenciais oferecidos pelo NucLi (Núcleo de Línguas) da Univasf e cursos online, através da plataforma My English Online. Desta maneira, os interessados poderão concorrer a seleções de programas de pós-graduação que exigem certificação em língua estrangeira.
A proposta de associar o cadastramento dos servidores do HU à base de dados do programa se deu através da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do hospital. “Apresentamos o pedido às coordenações local e nacional do Idioma sem Fronteiras e, com a autorização concedida, esperamos fornecer um maior suporte para o desenvolvimento acadêmico e científico dos profissionais”, comentou o chefe da Unidade de e-Saúde, Venâncio Tavares.
O cadastro é realizado no site do Idiomas sem Fronteiras e o interessado deve clicar na opção ‘Solicitar Acesso’. Após o preenchimento das informações solicitadas, deve-se observar as programações dos cursos oferecidos e das aplicações de exame de proficiência.
A coordenadora do IsF na Univasf, Célia Souza, avalia positivamente a iniciativa: “Como os hospitais universitários trabalham de forma a dar continuidade ou complementar a formação de recursos humanos, é importante que seus colaboradores também participem das ações institucionais e programas desenvolvidos pela universidade, como é o caso do programa Idiomas sem Fronteiras, que trabalha para melhorar a formação da comunidade acadêmica e do entorno da Univasf em língua estrangeira ou adicional”.