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OTIMIZAÇÃO DE FLUXOS

Resultados alcançados na segunda fase do Lean nas Emergências são apresentados no HU-Univasf

Giro de Leito e Eficiência no Centro Cirúrgico foram os focos das atividades mais recentes
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Publicado em 03/09/2025 17h49 Atualizado em 04/09/2025 08h05
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Petrolina (PE) - Na manhã desta quarta-feira (03), o HU-Univasf promoveu a apresentação da finalização da segunda fase do Projeto Lean nas Emergências, uma iniciativa do Ministério da Saúde executado de forma colaborativa por hospitais de referência no país, via Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), com o objetivo de reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil.

Nesta Fase II, iniciada em abril, o foco esteve voltado para temas como Giro de Leito e Eficiência no Centro Cirúrgico, com mapeamento de processos em cada visita in loco programada pelos consultores, que deram suporte para a elaboração de planos de ação e monitoramento de indicadores de performance. O objetivo do projeto é reduzir os riscos à saúde de pacientes e profissionais em unidades hospitalares e aumentar a oferta de serviços através da otimização dos fluxos de atendimento utilizando a metodologia Lean Healthcare.

Neste sentido, as atividades estiveram relacionadas às seguintes entregas:

  • Aumentar o índice de giro de leitos
  • Reduzir o intervalo de substituição do leitos
  • Redução no tempo médio de permanência
  • Otimizar fator de utilização do leito hospitalar
  • Reduzir tempo de troca de pacientes na sala cirúrgica
  • Aumentar eficiência do centro cirúrgico
  • Redução no cancelamento cirúrgico
  • Redução no número de cirurgias sem programação

"Nós já havíamos pensado em aplicar também uma metodologia de melhora da qualidade no centro cirúrgico e esta nova fase do Lean nas Emergências esteve em completa sintonia com as nossas necessidades, pois pudemos desenvolver ferramentas conjuntas que vão ao encontro do amento da produtividade cirúrgica hospitalar", comemorou o chefe do Setor de Paciente Crítico, Leonel Batista.

O HU-Univasf já havia passado, na Fase I, pelo diagnóstico de desempenho dos principais processos assistenciais e de apoio, bem como pela fase de implementação de melhorias, com apoio de uma dupla de consultores (um médico e um especialista de processos) do Hospital Sírio-Libanês, que capacitou as equipes, identificando oportunidades de melhorias, de acordo com as ferramentas da metodologia Lean, tendo os resultados das ações monitorados por meio da plataforma intitulada Comunidade Lean nas Emergências.

"Participar da segunda fase do Lean foi um presente para todos nós, uma verdadeira oportunidade de transformar nossos processos, garantir mais segurança para os nossos pacientes, mais qualidade de atuação para os nossos profissionais. Todas as conquistas até aqui só foram possíveis porque muitas mãos se uniram para que a gente consiga qualificar ainda mais os nossos processos internos e, no fim de tudo, uma experiência de excelência para os nossos pacientes, que é o nosso objetivo maior", destacou a chefe da Unidade de Bloco Cirúrgico e Processamento de Material Esterilizado, Laísa Calliny do Nascimento.

As etapas da Fase II foram guiadas pela metodologia DMAIC, acrônimo correspondente a: Definir (Define) , Medir (Measure), Analisar (Analyze), Melhorar (Improve) e Controlar (Control). Neste sentido, foram empreendidas diversas ações e aplicadas ferramentas como:  Diagnóstico de Demanda e Capacidade, Makigami (método de análise de processos) e Gemba Walk (visita onde o trabalho real acontece), Estratégias de Fluxo, Ferramenta 5S, Análise de Causa Raiz, Ishikawa (diagrama de Causa e Efeito), Matriz Esforço e Impacto, Kanban (método de gestão visual para representar o fluxo de trabalho), Kamishibai (ferramenta visual e interativa que incentiva a realização de inspeções regulares e sistemáticas nos processos de trabalho), Planejamento Cirúrgico e Alta Hospitalar.

"Enfrentamos um grande desafio da porta do hospital para dentro, com 5 mil atendimentos, em média, a mais a cada ano, impactando diretamente a organização de fluxos, por isso é tão relevante ter um processo de melhoria contínua do nosso cuidado aos pacientes. Estamos notando muitos avanços, mas para cada avanço, surgem outros desafios, outras questões, e o importante é que a gente tem um grupo extremamente comprometido com a saúde do nosso povo, com as necessidades da população brasileira, por isso vamos prosseguir com essa construção coletiva", pontuou o gerente de Atenção à Saúde, Aristóteles Cardona.

Sobre a Ebserh

O HU-Univasf faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Comunicações e Transparência Pública
Tags: hu-univasflean nas emergênciasotimizaçãomelhoriafluxos processoscentro cirúrgicogiro de leitoPernambuco
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      • HU-UFGD - Hospital Universitário da Grande Dourados
    • Região Nordeste
      • CH-UFC - Complexo Hospitalar da UFC
      • HC-UFPE - Hospital das Clínicas da UFPE
      • Huab-UFRN - Hospital Universitário Ana Bezerra
      • HUAC-UFCG - Hospital Universitário Alcides Carneiro
      • HUJB-UFCG - Hospital Universitário Júlio Bandeira
      • HUL-UFS - Hospital Universitário de Lagarto
      • HULW-UFPB - Hospital Universitário Lauro Wanderley
      • Huol-UFRN - Hospital Universitário Onofre Lopes
      • HUPAA-Ufal - Hospital Universitário Professor Alberto Antunes
      • Hupes-UFBA - Hospital Universitário Professor Edgard Santos
      • HU-UFMA - Hospital Universitário da UFMA
      • HU-UFPI - Hospital Universitário do Piauí
      • HU-UFS - Hospital Universitário da UFS
      • HU-Univasf - Hospital de Ensino Dr. Washington Antônio de Barros
      • MCO-UFBA - Maternidade Climério de Oliveira
      • MEJC-UFRN - Maternidade Escola Januário Cicco
    • Região Norte
      • CHU-UFPA - Complexo Hospitalar Universitário da UFPA
      • HDT-UFT - Hospital de Doenças Tropicais
      • HUGV-Ufam - Hospital Universitário Getúlio Vargas
      • HU-UFRR - Hospital Universitário da Universidade Federal de Roraima
      • HU-Unifap - Hospital Universitário da Unifap
    • Região Sudeste
      • CH-UFRJ - Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Rio de Janeiro
      • HC-UFMG - Hospital das Clínicas da UFMG
      • HC-UFTM - Hospital de Clínicas da UFTM
      • HC-UFU - Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia
      • Huap-UFF - Hospital Universitário Antônio Pedro
      • Hucam-Ufes - Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes
      • HUGG-Unirio - Hospital Universitário Gaffrée e Guinle
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      • Dispensas e Inexigibilidade
      • Doação de Bens Inservíveis
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      • Inexigibilidade
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      • Legislação e Normas de Licitações e Contratos
      • Licitações
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      • Servidores e Empregados
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      • Concursos Públicos e Seleções
      • Relação Completa de Empregados Terceirizados
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      • Remuneração de Dirigentes (administradores e conselheiros)
      • Acordos. Convenções e/ou Dissídios Coletivos Aprovados
      • Informações sobre Contratados
      • Legislação e Normas de Gestão de Pessoas
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
      • Informações sobre Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
      • Modelo de Formulários de Solicitação de Informação e Recurso
      • Link para a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (FALA.BR)
      • Relatório Anual da Autoridade de Monitoramento
    • Perguntas Frequentes
    • Dados Abertos
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    • Ferramentas e Aspectos Tecnológicos
    • Tratamento de Dados Pessoais
      • Dados do Encarregado
      • Estrutura e Normas
      • Orientações e Modelos
      • Perguntas Frequentes
      • Melhores Práticas
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    • Política de Dividendos
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      • Conselho de Administração
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      • Quadro de Pessoal e Remuneração
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    • Informações de interesse coletivo ou geral por elas produzidas ou custodiadas
    • Rol anual de informações desclassificadas e documentos classificados
    • Relação de bens e serviços adquiridos a cada semestre
      • 1° semestre 2025
    • Contratos Disciplinados
    • Gestão Estratégica
    • Responsáveis pela Prestação de Contas
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      • Responsáveis pela Prestação de Contas 2021
      • Responsáveis pela Prestação de Contas 2020
    • Gastos com Diárias e Passagens
    • Sobre a Transparência
      • Sobre a Transparência
    • Relatório de Administração
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