Notícias
GESTÃO DO CUIDADO
HU-Univasf implementa Inteligência Artificial para elevar a segurança do paciente e otimizar a Farmácia Clínica
Petrolina (PE) – O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), deu um passo decisivo na transformação digital da saúde com a implementação do NoHarm.ai, sistema inteligente para Farmácia Clínica. A plataforma utiliza Inteligência Artificial (IA) para apoiar farmacêuticos na análise de prescrições, identificação de riscos e priorização de atendimentos, tornando o ambiente hospitalar mais seguro e eficiente.
O HU-Univasf é o quinto hospital da Rede Ebserh a adotar a tecnologia, com distribuição pela administração central da estatal para padronizar a excelência no atendimento. A implementação passou por rigorosas fases de validação e testes, garantindo que as informações geradas pela IA sejam interpretadas com precisão pelos profissionais. Toda a tecnologia desenvolvida é de código aberto, o que gera maior impacto para sociedade e é implementada gratuitamente para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Segurança e eficiência assistencial
A plataforma conecta-se diretamente aos dados do sistema AGHU (Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários), plataforma utilizada pelos hospitais da Ebserh, integrando evoluções clínicas, exames laboratoriais e prescrições. Através do módulo NoHarm Care, a IA realiza uma leitura inteligente de textos clínicos, extraindo automaticamente dados vitais como peso, altura, alergias e sinais de eventos adversos relatados por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos.
Com esses dados, o sistema gera alertas automáticos para:
-
Dosagem: Identificação de doses fora do padrão ou acima da dose máxima;
-
Interações e incompatibilidades: Alertas sobre medicamentos que não devem ser administrados juntos;
-
Perfil do paciente: Identificação de medicamentos inapropriados para idosos e ajustes de dose baseados na função renal;
-
Triagem inteligente: Criação de índices que indicam quais pacientes demandam atenção prioritária do farmacêutico.
"O principal objetivo é elevar o padrão de segurança na utilização de medicamentos. Queremos que o hospital seja um ambiente cada vez mais seguro, onde a tecnologia e o corpo profissional qualificado trabalhem juntos para evitar danos ao paciente e garantir o melhor tratamento. Além dos ganhos clínicos, a ferramenta auxilia na sustentabilidade hospitalar, reduzindo custos derivados de erros de medicação", destaca o chefe do Setor de Farmácia Hospitalar do HU-Univasf, Felipe Santana.
Perspectivas futuras
O HU-Univasf planeja expandir a utilização da ferramenta para que as evoluções farmacêuticas sejam totalmente integradas nas etapas de gestão do cuidado registradas no sistema AGHU. Isso permitirá que toda a equipe multiprofissional visualize de forma clara as intervenções realizadas, promovendo uma mudança ágil de condutas e um cuidado mais integrado ao paciente.
Sobre a Ebserh
O HU-Univasf faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.