Notícias
RECURSOS
HU-Univasf e Prefeitura Municipal de Petrolina assinam novo convênio de contratualização de serviços
Petrolina (PE)- O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou na última quinta-feira (04), a assinatura do novo convênio de contratualização de serviços com a Prefeitura Municipal de Petrolina. O acréscimo foi de R$ 2.240.108,70 por mês, passando a receber, desde janeiro desse ano, um recurso mensal de R$ 4.843.685,04.
O convênio aprimora metas e objetivos para a prestação de serviços de saúde de Média e Alta Complexidade, bem como para o ensino e a pesquisa. Estavam presentes, o superintendente do HU-Univasf, Julianeli Tolentino; o gerente de Atenção à Saúde do HU-Univasf, Aristóteles Cardona; o prefeito de Petrolina-PE, Simão Durando; o secretário de Saúde do município, João Luís Barreto; o deputado federal Fernando Coelho Filho; e o deputado estadual Antônio Coelho. A solenidade aconteceu no auditório do Hospital.
A assinatura foi possível após o Ministério da Saúde emitir portaria, publicada em 15 de dezembro de 2023, estabelecendo a atualização do recurso do limite financeiro de Média e Alta Complexidade (MAC) repassado para custeio dos serviços de saúde prestados pelo Hospital Universitário. Com isso, novas metas quantitativas e qualitativas foram estabelecidas entre a Prefeitura de Petrolina e o HU-Univasf, que começaram a valer desde janeiro.
“Reafirmamos o compromisso de parceria com o Hospital Universitário em prol das necessidades da população. Este convênio que assinamos nesta tarde histórica é relevante para todo o Vale do São Francisco e, unindo esforços, vamos avançar na prestação de serviços em saúde”, pontuou o prefeito, Simão Durando.
“Após muitas articulações e análises pela equipe do HU-Univasf/Ebserh, juntamente com os órgãos e autoridades relacionados, conseguimos, finalmente, concluir o convênio com metas quantitativas e qualitativas atualizadas, algo muito esperado por todos nós e que resultará num alcance com mais qualidade do nosso propósito institucional”, destacou o superintendente do Hospital Universitário, Julianeli Tolentino.
O deputado federal Fernando Filho ressaltou que o objetivo comum é prestar o melhor serviço à população. “Atuando de forma alinhada, superando os desafios, conseguiremos abranger cada vez mais as demandas que se apresentam”, frisou.
A comitiva visitou espaços da Emergência do hospital, na qual observaram de perto a dinâmica de atendimentos e as demandas de pacientes, bem como a área onde encontra-se instalado o equipamento para procedimentos de hemodinâmica, ao lado do Bloco Cirúrgico.
O gerente de Atenção à Saúde, Aristóteles Cardona, acrescentou que ao longo de muitos meses um Grupo de Trabalho se debruçou sobre o orçamento da instituição e elaborou um documento oficial retratando as necessidades de renovação dos recursos e que a partir desse esforço e do empenho da gestão local e nacional foi possível essa conquista.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Danielle Morais, com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh