Notícias
EXTENSÃO
HU-Univasf apoia ação de extensão realizada na Aldeia Indígena Truká, em Cabrobó-PE
A importância da saúde renal e as formas de prevenção de doenças relacionadas foram o foco de uma expedição realizada pelo Projeto de Atenção Integral à Saúde Indígena (PAI) na Aldeia Indígena Truká, situada em Cabrobó, no Sertão pernambucano. Pesquisadores do Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh) colaboraram com a iniciativa que ocorreu nos dias 24 e 25 de março.
Em alusão ao Dia Mundial do Rim, celebrado em 9 de março, foi destacada a importância da dosagem da creatinina no sangue e da realização do exame de urina para a detecção precoce e tratamento bem-sucedido de doenças renais. Os indígenas também foram examinados com auxílio do aparelho de ultrassonografia recém-adquirido pelo HU.
De acordo com o chefe da Unidade de Gestão de Pós-graduação do HU-Univasf, Orlando Gomes, os dois dias de ação foram importantes para conscientizar a comunidade indígena Truká sobre a importância da saúde renal e da prevenção de doenças relacionadas aos rins. "A campanha enfatizou a necessidade de manter uma dieta saudável, se manter bem hidratado e praticar exercícios regularmente. Além disso, alertamos sobre a importância de controlar adequadamente a diabetes e a hipertensão arterial, bem como evitar o tabagismo e a obesidade", ressaltou Gomes, também médico nefrologista e professor da Univasf.
O cacique da aldeia Truká, Gilberto da Silva, avaliou positivamente o objetivo do projeto: "A medicina tradicional e a medicina ocidental se complementam no cuidado à saúde indígena. No que diz respeito à medicina tradicional, nós temos o nosso pajé que realiza a cura no sentido espiritual, já a medicina ocidental vem complementar. Uma complementa a outra. Nós não achamos que uma sobressaia sobre a outra, mas que as duas andam de mãos dadas", afirmou.
Doença Renal Crônica
Os rins têm como principal função a remoção dos resíduos e do excesso de água do organismo. Porém, conforme alerta a Agência Nacional de Saúde Suplementar, o problema é que, muitas vezes, por falta de prevenção, as pessoas podem descobrir problemas renais em fases muito avançadas das lesões. A Doença Renal Crônica (DRC), que consiste em lesão renal e perda progressiva e irreversível da função dos rins, é a mais grave delas.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) relativos a 2022, o número de pacientes com DRC avançada é crescente e, atualmente, mais de 140 mil pacientes realizam diálise no país.
O PAI
O Projeto de Atenção Integral à Saúde Indígena (PAI) foi criado em 2016 e já prestou mais de 4 mil atendimentos em 27 aldeias de duas etnias diferentes: os Trukás e os Fulni-ôs. O projeto, que envolve ensino, pesquisa e extensão, conta com a participação direta de médicos e estudantes, estando vinculado ao Colegiado de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) da Bahia e Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (UnB), além de contar com apoio da iniciativa privada.