Notícias
PROADIS-SUS
Hospital Albert Einstein apresenta ferramenta criada em parceria com estudantes da Univasf
Na manhã de ontem (08), aconteceu a apresentação do protótipo pensado por estudantes, professores e profissionais de saúde vinculados ao Hospital Universitário e à Univasf no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS).
Em 2019, as instituições foram aprovadas na área de inovação e incorporação tecnológica como suporte ao desenvolvimento de políticas e ações em saúde, tendo o apoio do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) na geração de protótipos inovadores com potencial para solucionar problemas de saúde pública no Brasil.
Os profissionais do HIAE ofereceram workshops para a transferência da metodologia de Design Thinking e mais de 70 pessoas, entre estudantes e colaboradores do HU, estiveram presentes. Dois universitários da Univasf ,
Janine Vasconcelos, do curso de Farmácia, e Mateus Ferreira, de Enfermagem,
foram selecionados e viajaram para a sede do hospital, em São Paulo, para desenvolver o projeto.
O resultado do trabalho
Durante os workshops, foi identificada a necessidade de uma intervenção que colaborasse com o fluxo de atendimento a vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Foi elaborada uma plataforma para dar agilidade ao atendimento. Entre as suas funcionalidades, está a orientação dos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) quanto à unidade de referência mais próxima da ocorrência.
A equipe responsável pelo protótipo o submeteu a uma avaliação de representantes da saúde pública local. Participaram da videoconferência o superintendente do HU, Itamar Santos, a gerente de Atenção à Saúde, Kátia Regina de Oliveira, o gerente de Ensino e Pesquisa, Marcos Duarte, além da gerente da VIII Geres, Aline Jerônimo e o coordenador do SAMU, em Petrolina, Tércio Ribeiro.
Para o gerente Marcos Duarte a parceria com o Einstein, instituição referência em assistência e pesquisa na América Latina, vem reforçar o papel do HU como centro de produção científica e de tecnologias na região.
Quando questionado sobre a ferramenta, ele destacou o banco de dados sobre os atendimentos de AVC que será gerado para futuras pesquisas. “Será possível fazer um estudo comparativo referente à qualidade do atendimento antes e depois da introdução do protótipo. Poderá ser um incentivo para o desenvolvimento de ferramentas voltadas para outras doenças”, comentou.
A expectativa é que a plataforma de AVC seja implantada dentro dos próximos meses.
Sobre o PROADIS-SUS
O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) é uma iniciativa do Ministério da Saúde para promover o fortalecimento do sistema de saúde. Instituído pelo Decreto nº 2.536, de 7 de abril de 1998, o programa é financiado com recursos de isenção fiscal (COFINS e cota patronal do INSS), concedidos aos hospitais filantrópicos de excelência que apoiam a promoção da melhoria das condições de saúde da população brasileira. Mais de 400 projetos foram executados e cerca de 4 bilhões de reais já foram investidos no SUS.
O Ministério define os temas a partir das prioridades em saúde do país e os hospitais parceiros apresentam projetos para serem executados em um período de três anos. São cinco áreas de atuação: Estudos de avaliação e incorporação de tecnologias; Capacitação de recursos humanos; Pesquisa de interesse público em saúde; Desenvolvimento de técnicas e operação de gestão em serviços de saúde; Assistencial.