Notícias
REVISTA CIENTÍFICA
Comitê define linhas de pesquisas de revista científica vinculada à GEP
Na última sexta-feira (07), aconteceu a primeira reunião do comitê criado para desenvolver o periódico cientifico editado pela Gerência de Ensino e Pesquisa.
A "Revista de Ensino, Ciência e Inovação em Saúde" estará à disposição da comunidade cientifica nacional e internacional, com o objetivo de publicar resultados de pesquisas nessa áreas. Uma plataforma eletrônica foi criada para a publicação dos trabalhos. Serão aceitos: artigos originais, relatos de casos clínicos, estudos de casos, carta ao editor, notas cientificas, revisões sistemáticas e revisões de literatura. A previsão é que eles possam ser submetidos a partir do mês de outubro.
O comitê é formado pelo gerente de Ensino e Pesquisa, Prof. Dr. Marcos Duarte, a chefe do Setor de Gestão do Ensino, Thais Maia, a chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica, Carine Naue, o chefe da Unidade de e-saúde, Helder Lopes, a chefe da Unidade de Gerenciamento de Atividades de Graduação e Ensino Técnico, Paula Maduro, o chefe da Unidade de Gerenciamento de Atividades de Pós-Graduação, Orlando Gomes, o bibliotecário Fabio Lima e pela biomédica Ádria Lopes.
Segundo a chefe do Setor de Gestão de Pesquisa e Inovação Tecnológica, Carine Naue, a revista foi criada com o objetivo de estimular as publicações dos alunos de graduação e pós-graduação que atuam no HU, além de oportunizar que alunos e pesquisadores da região tenham uma revista científica para publicar os resultados das suas pesquisas.
Para o professor Marcos Duarte, a criação da revista é grande passo no desenvolvimento científico do HU, da UNIVASF e da nossa região. É um dos legados que desejamos deixar como marca desta nova gestão, juntamente com o Mestrado Profissional e Telessaúde. Será um celeiro de publicações de estudos desenvolvidos em nossa instituição, fortalecendo o trinômio: ensino, assistência e pesquisa. Ser uma instituição que produza ciência de qualidade, transmitindo conhecimento e sendo capaz de melhorar a assistência a saúde da sua região, sobretudo dos pacientes do SUS, é o nosso principal desejo. Certamente, irá contribuir na ampliação e visibilidade da nossa produção científica. Também daremos oportunidade para que pesquisas desenvolvidas em outros HUFs e IES sejam publicadas em nossa revista. Este intercâmbio é muito importante para melhorar a qualidade dos estudos e publicações.